Planejando espírito, alma e corpo

Postado em
0

por Rachel Bichusky

Olá, queridos, graça e paz!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo…” (Efésios 5:15-16a).

O texto de hoje é sobre um assunto bem interessante: a importância do planejamento!

Planejamento é uma forma inteligente de conseguirmos desenvolver e mapear nossos hábitos, o que nos ajudará a avaliar se estamos caminhando para chegar em nosso alvo, ou se, embora tenhamos um alvo claro, não estamos caminhando em direção a alcançá-lo.

O planejamento também irá nos ajudar a cumprir o versículo citado acima, de Efésios 5, remindo o nosso tempo de maneira prudente.

Todos nós temos grandes metas na vida, e o que diferencia alguém que atinge as suas é a rotina que estabelecemos (e cumprimos) para atingi-las.

Por exemplo, podemos ver na vida de Daniel que ele foi lançado na cova dos leões por causa da sua fé. Sabemos também, que foi sua própria fé que o levou para a cova, por não deixar de cumprir seus hábitos devocionais, e isso era conhecido de todo o povo. O que livrou Daniel da cova foi sua fé e seu relacionamento com Deus. Um relacionamento desenvolvido através de uma rotina recheada de bons hábitos. Uma vida jejuada, consagrada, orações três vezes ao dia… Se quisermos os resultados de Daniel, devemos também querer estabelecer planejamentos e rotina como ele. 

Muitas vezes, não gostamos de rotina, porque achamos que ela nos priva do lazer, do elemento surpresa, do descanso, mas é justamente o contrário. Ter uma vida organizada, com as atividades mais esquematizadas, lhe dará muito mais liberdade para desfrutar de coisas novas, sem deixar pendências. Ela o ajudará a remir o tempo!

Por exemplo, você sabia que nosso cérebro gasta mais tempo e energia para processar informações em um ambiente desorganizado?!

Bons hábitos, normalmente, nos dão a recompensa esperada a longo prazo. Na hora não parece ser a melhor decisão, mas a longo prazo, sim. Em contrapartida, os hábitos ruins, nos dão uma recompensa satisfatória imediata, porém, a longo prazo, a consequência ruim inevitavelmente chegará. Então, não foque apenas nos resultados e nas metas. Foque nos pequenos hábitos, faça os pequenos ajustes que você julgar necessário e aprenda a gostar dessa rotina. Por exemplo, se você quer ganhar massa muscular, precisa descobrir uma forma de gostar de treinar.

Manter uma rotina é muito importante porque faz nosso corpo se sentir seguro, nos dá a sensação de estarmos ancorados em um lugar que traz segurança, pois se torna algo que sabemos fazer bem.

Nosso objetivo no Verbo em Forma é podermos ajudá-lo a desenvolver sua saúde e bem estar, construindo bons hábitos com ferramentas simples e acessíveis. Em nosso canal do Instagram (@verboemforma), temos compartilhado conteúdos recheados de conhecimento e dicas para seu dia a dia.

A nossa novidade agora é apresentar a você duas ferramentas que já são muito utilizadas em Gestão de pessoas, Psicologia, Gestão de tempo e outros. Mas fizemos uma adaptação personalizada, ou seja, uma versão exclusiva do Verbo em Forma, que você poderá aplicar na sua rotina para conseguir mensurar e organizar seus hábitos e desfrutar de melhorias em suas três dimensões: espírito, alma e corpo.

Desenvolvi esse material juntamente a Isabelle Mendes, psicóloga em formação, da Igreja Verbo da Vida em Campo Grande (RJ). É o Planner eu3d, e a Roda eu3d, conforme segue o material. Eles podem parecer simples, mas a ajuda que proporcionarão será gigante!

Roda eu3d 

A roda das três dimensões é uma ferramenta para auxiliar a avaliar sua vida nas três dimensões que você foi criado: espírito, alma e corpo.  A ideia é que você utilize a roda para visualizar melhor como você está hoje. Ela não representa quem você de fato é, mas em que fase está em cada área. Assim, de forma simples e objetiva você poderá começar a trilhar um caminho para ajustar os pontos que forem necessários para se desenvolver  e desfrutar de uma vida plena e abundante, como Jesus conquistou para você.

Na Bíblia, em 1 Tessalonicenses 5.23, aprendemos que devemos apresentar nosso espírito, alma e corpo irrepreensíveis até a volta de Cristo. Sendo assim, precisamos cuidar de nós mesmos para que o nosso espírito esteja bem alimentado, nossa alma fortalecida e nosso corpo saudável para completarmos os propósitos do Senhor em nossas vidas.

A roda está dividida em ESPÍRITO, ALMA e CORPO. Você preencherá numa escala de 0 a 10 expressando como você se vê em cada item. 

Você perceberá como é importante ter uma visão da sua posição atual, para que possa avançar para aquilo que deseja, e ao fim do mês, ao cumprir o seu Planner eu3d semanalmente, poderá realizar novamente a mesma avaliação e perceber que você não precisou de tantas mudanças para alcançar metas significativas em sua vida.

Planner eu3d

O Planner eu3d é uma ferramenta que desenvolvemos para ajudá-lo a acompanhar seus próprios hábitos e até mesmo tomar decisões para mudar e acrescentar mais bons hábitos em sua rotina. Você deverá preencher com ações que deseja realizar no decorrer da semana e que o ajudarão a alcançar uma meta ao final do mês.

No material, já constam as seguintes áreas: alimentação, atividade física, leitura, leitura da Bíblia, sono e oração. 

Por exemplo, se você deseja perder peso, melhorar o condicionamento físico, entre outros, você poderá preencher as lacunas sobre “alimentação” e “atividade física” com ações que você deverá realizar, ou que deverá evitar para alcançar o seu objetivo. Se pretende ler mais livros e, principalmente a Bíblia, deverá preencher suas metas de leitura diária. 

Para cada ação que você conseguir realizar no dia, você deverá assinalar com um “X” no quadrado correspondente. 

Você deverá preencher toda a semana já na segunda-feira, para que comece a semana com todo o planejamento semanal concluído. Lembre-se de estabelecer uma rotina que tire você de sua zona de conforto, mas que seja acessível. Seja realista com você mesmo. Caso tenha ficado muito fácil, você pode dificultar um pouco mais na semana seguinte, ou ao contrário. Se tiver ficado muito difícil, alivie um pouco mais. O importante é você cumprir seu planejamento.

O Planner eu3d o ajudará a observar a frequência do seu hábito. Você sentirá prazer e realização ao poder marcar um “X” nos seus bons hábitos praticados no decorrer da semana, e isso o animará a não pular a sequência e a não quebrar a corrente de bons hábitos que você está gerando. Com o mapeamento dos seus hábitos, você poderá perceber se de fato tem cumprido, satisfatoriamente, aquilo que você se propõe a fazer por você mesmo.

Queremos deixar uma dica de leitura para este mês: o livro “Crie o mundo que você quer ver” do pastor Kenneth W. Hagin. Para a leitura da Bíblia, sugerimos um capítulo por dia do livro de Provérbios que conta com 31 capítulos.

Para finalizar, semanalmente, tire uma foto do seu planner preenchido e assinalado, poste em seu Instagram e marque o @verboemforma. Use também as hashtags #verboemforma e #eu3d.

A Roda eu3d e o Planner eu3d, se encontram disponível para download aqui abaixo:

Instruções eu3d | Planner eu3dRoda eu3d

Sejam abençoados na prática da Palavra.

Fiquem conectados, fiquem em forma!

Com amor,

Rachel Bichusky

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA