Verbo FM

A saúde da Mulher

Olá, queridos!
Graça e paz,

O texto de hoje é sobre a Saúde da Mulher!

No sábado do dia 20/05/2017, o Ministério Verbo da Vida promoveu o Encontro “Só para Mulheres MVV”. O encontro destinou-se para as Mulheres que trabalham em nosso Centro de Operações em Campina Grande.

Uma manhã muito especial, na qual conversamos sobre a Saúde da Mulher!

saúde da Mulher

O dia começou com um super café da manhã. Delicioso e saudável, contendo até mesmo bolos FIT, para alegria de nossas nutricionistas parceiras!

Após o café, as mulheres foram divididas entre as que eram mães, e as que ainda não possuíam filhos, ficando neste grupo as casadas ou solteiras.

Como Maio é o mês das mães, não poderíamos deixar de ter este momento exclusivo para elas.

saúde da Mulher - Klycia

Para as mães, Klycia Gaudard abordou assuntos relacionados à expectativa que as mães têm, versus, a realidade do ser mãe.

Com as “não mães”,  houve um momento de bate-papo conduzido por Catharina Foronda sobre o assunto saúde mental.

saúde da Mulher

Após este momento, as mulheres se reuniram novamente para que falássemos sobre a importância da manutenção da Saúde Física para sermos as mulheres que Deus espera de nós, no sentido de sermos plenas, cheias de vida, com força e graça para realizarmos todas as nossas atribuições de maneira bíblica.

Depois desta palavra, tivemos uma aula de hidroginástica! Foi um momento muito divertido!

É maravilhoso fazer parte de um Ministério que cuida de nós nas 3 dimensões: Espírito, Alma e Corpo!

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco do conteúdo que abordei na ministração sobre a importância da manutenção da saúde para mulheres.

“Mulher Virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias”.

Sempre achei uma gracinha esse texto de Provérbios 31.10.

Mas, se lermos do versículo 10 ao 31, veremos que a Mulher Virtuosa tem muitas tarefas para desenvolver! Você talvez, fique cansado só de ler o tanto de atividades que estão sob a responsabilidade da mulher nessa lista.

saúde da Mulher - Rachel

Se alguém ler este trecho da Palavra com a perspectiva errada, pode até pensar assim:
Expectativa X Realidade
Cinderela X Gata Borralheira

Parece que o texto vai falar de uma mulher “dondoca”, mas ele começa a falar de uma mulher guerreira! Se você ler com a perspectiva correta, você vai entender que isso é o projeto de Deus para a mulher: Ser Super!

Resumindo: para ser a mulher virtuosa, é necessário MUITA energia e vigor.
Assim, podemos notar que Atividade Física não é uma questão estética, mas, SAÚDE, embora seus benefícios possam alcançar até o fator estético.

Precisamos ter SAÚDE.
Precisamos de VIDA!
Saúde para viver o chamado.
Seja ele viajar para o Campo Missionário ou não.
Seja ele casar, ter filhos ou não…

Existe um antigo movimento que tenta infiltrar-se ainda hoje em nossa sociedade moderna que chama-se FEMINISMO. Mulheres que decidiram reivindicar ter os mesmos direitos dos homens, no sentido de fazer as mesmas coisas.

saúde da Mulher

O engano deste movimento é que a mulher continua com as suas obrigações. É a nossa natureza, fomos criadas por Deus para estas tarefas! Ou seja, não trocamos, ao contrário, acumulamos funções! Isso faz com que a mulher, hoje, precise estar com muito mais ânimo e disposição!

Como podemos conquistar isso? Cuidando da manutenção da nossa saúde!

Algumas mulheres dizem: “Eu sei! Jesus levou sobre Si a doença, já sou saudável, pois já sou sarada!”

FATO! Mas, a manutenção da sua saúde é responsabilidade sua! Assim como já fomos perdoadas e não pecamos mais. Ou seja, posso pecar porque Jesus já me perdoou? Não! Assim como não posso negligenciar minha saúde só porque Ele já me curou!

Ele se importa com a preservação da nossa integridade física!
Vamos nos importar também…

Uma pesquisa feita pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) concluiu que “no Brasil, as pessoas desenvolvem morbidades e multimorbidades em idade mais jovem do que as pessoas em países mais ricos. Além disso, as mulheres no Brasil desenvolvem doenças em idade mais jovens do que os homens  (cerca de 10 anos antes)”.

saúde da Mulher

Mulheres precisam atentar-se para sua saúde!

Para isso, vamos precisar dominar nosso corpo contra a preguiça, a glutonaria ou qualquer outra coisa que tente sabotar nossa saúde!

Não permita se enganar. É possível ser sedentário mesmo realizando tantas atividades. É preciso estabelecer uma prática regular de ATIVIDADE FÍSICA!

Estudos atuais já comprovaram que o sedentarismo causa mais problemas de saúde do que a obesidade. Ele causa processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular,  compromete o funcionamento de vários órgãos. Hipertensão, diabetes, obesidade, é a maior causa direta ou indireta de morte súbita.
Amados, máquina parada enferruja!

Precisamos cuidar de nossa saúde e entrar no círculo virtuoso: Quanto mais cuidados com nossa saúde, mais ânimo para desempenharmos bem  nossas tarefas.

Eu sei que às vezes parece chato. Eu sei que até não parece uma tarefa espiritual.

Talvez, você imagine que Deus não te guiaria para um momento assim,  de exercícios, mas…
Ninguém gosta de lavar louça, ou tem paixão por lavar louça. Porém, ninguém quer ver a louça se acumulando na pia. O cheiro começa subir, a pilha começa a aumentar… A cozinha começa a parar de funcionar porque todos os objetos estão comprometidos, sujos, na pia.

É necessário queimar as calorias extras da alimentação. Aquelas que não são utilizadas no dia a dia para que não acumulem-se em forma de gordura, paralisando progressivamente o movimento e bom funcionamento do corpo.

Sem contar que falta de exercício e alimentação adequada são fatores causadores de estresse. O estresse pode tornar a mulher mais agressiva até mesmo dentro de casa, causar depressão, entre outros fatores ruins.

Bem, como eu disse, eu iria compartilhar apenas um pouco sobre o que conversamos em nosso encontro. Os demais assuntos serão abordados em outros textos aqui no Blog Verbo em Forma!

Fiquem conectados, fiquem em forma!

No amor do Senhor,

Rachel Bichusky Garcia

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!