Verbo FM

Celebre

Neste post, quero tratar com vocês algumas características essenciais para uma Vida Triunfante. Aprenderemos algumas instruções que nos colocarão além da marca, nos tornando em pessoas cada vez melhores no lar, na família, com os amigos, no trabalho e principalmente no ministério. Utilizarei uma passagem bastante conhecida para formar a base desta mensagem.

João 3. 22-30 (Versão Biblia Viva)

Depois disto Jesus e seus seguidores saíram de Jerusalém e ficaram juntos por algum tempo na Judéia, onde batizavam. Por esse tempo João Batista ainda não estava na prisão. Batizava em Enom, perto de Salim, porque ali havia bastante água. Um dia alguém começou uma discussão com alguns dos seguidores de João, dizendo que o batismo de Jesus era melhor. Então ele vieram a João e disseram: “Mestre, o homem que o Senhor encontrou no outro lado do rio Jordão – Aquele que o Senhor disse que era o Messias – também está batizando, e todo mundo vai para lá, ao invés de vir para nós aqui”.João respondeu: “Deus no céu dá a cada homem o seu trabalho. Meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todo mundo vá a Ele. Vocês mesmos sabem como eu já falei claramente que eu não era o Messias. Eu estou aqui para preparar o caminho para Ele – isso é tudo. As multidões irão naturalmente atrás da atração principal – a noiva irá para onde o noivo está! Os amigos do noivo alegram-se com Ele. Eu sou o amigo do Noivo. e estou cheio de alegria com o sucesso dEle. Ele deve tornar-Se cada vez maior, e eu devo diminuir cada vez mais.

João Batista é um grande exemplo de uma pessoa de caráter, totalmente focado no seu propósito em Deus. Ele sabia exatamente quem ele era e deixou isso bem claro aos seus discípulos, assim como também alertou a eles sobre quem ele NÃO era (João 3.28). Isso nos mostra a importância de realmente entendermos e sabermos quem somos em Deus e também quem não somos. Quando você sabe o valor que tem e quem você é em Deus, você se valoriza, reconhece seu lugar, seu propósito, seus talentos, etc. Saber quem NÃO somos evita que ocupemos um espaço que não é nosso e conseqüentemente nos deixa fora de comparações e competições.

No versículo 25 do texto citado acima, podemos perceber que alguém iniciou uma discussão com a intenção de comparar o batismo de João Batista ao de Jesus, trazendo com isso uma possível contenda ou competição entre eles. Fica explicito no texto essa motivação errada no diálogo expressado. Precisamos entender que comparação é um dos sintomas mais fortes de uma doença chamada competição. E isso não deve (ou não deveria) existir em nosso meio eclesiástico. A comparação só nos atrasa, podendo até nos paralisar.

Mas, nesta postagem quero focar nos versículos 27 ao 30. Nestes versículos João Batista nos dá uma aula de humildade e caráter evitando qualquer tipo de comparação ou competição. No verso 27, ele nos mostra que cada um tem um trabalho a desempenhar, um propósito a ser desenvolvido individualmente, não sendo necessária a comparação feita na passagem anterior (v.26). E nos versos seguintes ele demonstra a sua imensa felicidade (v.29-30) em ver que Jesus estava crescendo e atraindo multidões, desejando ainda mais seu avanço!

João Batista celebrou não somente o sucesso de Jesus, mas toda sua vida se deu em preparar, promover e celebrar a vida do Cristo. Isso nos mostra um ponto essencial para nós, a importância de CELEBRAR PESSOAS. Quando falo em celebrar, não estou falando de bajular. Esta diferença pode ser entendida melhor na postagem escrita a quatro mãos do Blog Gente Boa HONRA E BAJULAÇÃO  (recomendo a leitura). Bajular foca em algo (interesse), celebrar foca em alguém! Você não apenas celebra um resultado, mas a vida dela.

Em Romanos 12.15, Paulo nos aconselha: Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. O problema é que a INVEJA infelizmente tem invertido esta passagem: “Chorai com os que se alegram e se alegrem com os que choram!” Isso é diabólico!

Quando choramos com os que choram, vencemos o orgulho. Se alegrando com os que se alegram, vencemos a inveja. Isto é maturidade!

A instrução que João Batista nos dá no texto base desta postagem é: CELEBRE PESSOAS! Quando a alegria do outro se torna a sua alegria, Deus celebra você! Promovendo outros, Deus promove você! Se não conseguimos celebrar as conquistas dos outros, não estamos prontos para as nossas próprias conquistas.

Assim como João celebrou a Jesus, assim devemos ser! A cultura do mundo é COMPETIÇÃO, mas a cultura do Reino é CELEBRAÇÃO! Seja alguém que vibra, motiva e celebra o seu irmão, não apenas os resultados, mas a própria vida dele!

Pessoas maduras não perdem a oportunidade de promover e celebrar outras pessoas. Faça isso agora! Celebre as pessoas que estão ao seu redor. Vença o orgulho, vença a inveja, CELEBRE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!