Verbo FM

14 DE AGOSTO – A voz do Espírito Santo

“E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: ‘Eis que três varões te buscam'” (Atos 10.19).

Deus nos dirige mediante um testemunho interior. Ele nos dirige através daquela voz mansa e tranquila: a voz do nosso próprio espírito. Deus também nos dirige pela voz do Espírito Santo, que nos fala. Esta voz é mais firme revestida de autoridade do que a voz de nosso espírito.

Quando a voz de Deus se faz ouvir, é tão real que você poderia até voltar-se para ver quem falou, embora a voz esteja dentro de você! Houve ocasiões em que ouvi a voz do Espí­rito Santo de forma absolutamente audível, embora outras pessoas perto de mim não a tenham ouvido. Deve ter parecido audível ao jovem Samuel também, mas Eli, o profeta, não a ouviu.

Porém, essa não é a maneira usual de Deus dirigir-nos. Descobri, em mais de 50 anos de ministério, que cada vez que Deus me falou de modo espetacular, como no caso da voz audível (audível para mim, pelo menos), haveria uma caminhada dura pela frente. E se Ele não tivesse falado de modo tão espetacular, eu não teria aguentado firme.

A Bíblia nos ensina que existem muitas vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significado. No entanto, não devemos procurar captar vozes. Acautele-se quanto a seguir algo sem, primeiramente, examiná-lo à luz da Palavra. Não ore pedindo que ouça algo. Se Deus falar-nos, ótimo. Se Ele não nos falar, temos a Sua Palavra e podemos andar na luz dela.

Confissão: “Ando na luz da Palavra de Deus!”

Destaques da semana​