Verbo FM

6 DE NOVEMBRO – Relatório desacreditado

“Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus mora­dores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos” (Números 13.31-33).

Israel saiu do Egito e chegou até a fronteira de Canaã, a um lugar chamado Cades-Barnéia. A partir daí, enviaram 12 homens para espiar a terra de Canaã. E a Bíblia diz que dez daqueles espias trouxeram um relatório desacreditado.

Mas o que é um relatório desacreditado? É um relatório de dúvidas.

Deus havia dito aos filhos de Israel que Ele lhes dera uma terra da qual manava leite e mel. Reconheciam que era, verda­deiramente, uma terra boa. “Porém”, disseram em tom de queixa: “Há gigantes na terra, e não poderemos conquistá-la!”.

Os filhos de Israel confessaram aquilo em que acreditavam. Acreditavam que não conseguiriam ter sucesso. Passaram, então, a dizer: “Não podemos”. E receberam exatamente aquilo que disseram. Israel aceitou o relatório da maioria, o relatório desacreditado, e disse que não era possível conquistar aquela terra. Recebeu, portanto, tudo aquilo que falou: Deus não permitiu que aquela geração conquistasse a Terra Prometida.

Jesus ensinou em Marcos 11.23 que recebemos aquilo que dizemos, não duvidando em nosso coração.

Confissão: “Recuso-me a semear dúvidas. Recuso-me a dar relatórios desacreditados”.

Destaques da semana​