Verbo FM

7 coisas importantes sobre relacionamentos

Dennise Medeiros
Integrante da liderança dos adolescentes da IEVV Sede em Campina Grande

Eu não sou a pessoa mais indicada pra falar sobre esse tipo de coisa, mas talvez por causa disso eu realmente seja (paradoxo). As coisas que eu vou compartilhar aqui são fruto dos erros e acertos dos meus pais, dos meus amigos e meus também; além, claro, do que a Bíblia diz a respeito. Oro para que  você acerte onde nós erramos, isso é sábio 🙂

1) Saiba quem você é

Essa é a razão número 1 pela qual pastores e pais não acham tão legal que os adolescentes namorem cedo. Imagine como seria namorar com uma pessoa que é tímida na terça, extrovertida na quinta e tímida de novo no domingo? rs Você não saberia, no fim, com quem realmente estaria se relacionando. Eu não quero dizer que as pessoas se tornam inflexíveis quando crescem. Mudamos sim, durante toda a vida, mas características marcantes da nossa identidade não mudam, e elas se tornam mais definidas na juventude.

2) Construa seu senso de confiança

Se você calcula ao máximo cada palavra e coisa que você faz/ se sente péssimo por que acha que “aquele errinho” vai fazer o seu namorado ou pretendente te deixar/ possui uma necessidade enorme de atenção/ tem medo de avaliações negativas então você é, provavelmente, uma pessoa insegura. E dependendo do seu nível de insegurança você vai acabar afastando as pessoas de você. Ou aceitando qualquer um.

Viver assim não é uma coisa legal… De verdade!

3) Não existe essa de “dar uma chance”

Pelo amor de Deus não vá nessa de: “ah, mas ele gosta tanto de mim, acho que no fim vou acabar gostando dele!”. Goste primeiro, depois dê uma chance. Não brinque com os sentimentos das pessoas. Seja amigo e veja se no fim, o que você quer é que aquele pessoa nunca mais saia da sua vida (e ela corresponde). E claro, você tem o SIM de Deus (antes de tudo).

4) Se os seus pais dizem “não”, Deus diz “não

Acho que não precisa dizer mais nada aqui.

5) Quebre a ideia do perfeccionismo

Você não precisa passar uma imagem de perfeição por que você não é perfeito. E também não precisa esperar alguém perfeito por que ele não existe. O mundo é composto por pessoas reais, com defeitos e qualidades, que convivem com outros que também possuem defeitos e qualidades. Diferenças e defeitos são bons. Eles fazem você crescer.

 6) Você não está pré-casado

Não crie muitas expectativas no seu namoro por que não existe garantia nele. Talvez você veja alguma coisa que não acha legal e seja melhor terminar. Talvez a outra pessoa veja. Isso não é bom, eu sei, por que ninguém pensa em namorar pra acabar. Mas acontece! (Eu não estou dizendo pra você ficar fechado, amém? Mas pra que você fique consciente dessa possibilidade)

7) Espere 90 anos, mas case com uma pessoa que você ama e que te ama também

Infinitamente pior do que estar solteiro quando não se quer (e a idade chega) é estar ao lado de alguém que não gosta de você, ou que você não gosta. E por falar nisso, não existe a pessoa perfeita pra você, a insubstituível, a separada desde o ventre (eu creio que não). Existe um grupo de pessoas que combinariam com você, e existem coisas legais e diferentes que você viveria com cada uma delas e Deus vai fazer com que de alguma forma vocês se encontrem. E com qual delas você vai ficar no fim? Ai vai ser escolha de vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!