Verbo FM

A influência por trás da música

10449502_10203174914966330_7407559942274247893_nRaffael Reis

Graduado da Escola de Ministros Rhema 

Uma das coisas que aprendi nestes 14 anos no ministério de música é como lidar com a música. A música é uma “péssima senhora”, mas é uma ferramenta poderosa. O Diabo sabe bem disso e investe pesado nela, pois ela traz consigo toda influência do seu compositor. A música tem a peculiaridade de afetar as três dimensões do ser humano: corpo, alma e espírito. Logo, o que nós escutamos nos afeta por completo.

Observe o que Paulo declara:

1 Tessalonicenses 5:23 [NTLH]

Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.

Uma vida dedicada ao Senhor deve ter ação completa. Tudo que consumimos deve ser certificado pelo céu, inclusive, a música que ouvimos.

Certa vez, meditando sobre o assunto, uma ilustração nasceu: A música é como um envelope. Pode ser bonito, atraente, cheiroso, grande, pequeno, colorido ou não, etc. Porém, quando recebemos uma encomenda, o que consumimos é o que está dentro e não a capa. Espiritualmente falando, o conteúdo pode ser divino ou satânico, sem sombras de duvidas, nós somos afetados no corpo, alma e espírito.

Alguém já destacou que a música é dividida em três partes, assim como o ser humano. (Há muitas colocações sobre a música e a Trindade e elementos do céu, mas vou focar na humanidade).

As partes da música são: Ritmo – Harmônia – Melodia. Então, a ligação com o homem é a seguinte:

Corpo: Ritmo;

Alma: Harmônia;

Espírito: Melodia.

Sobrenaturalmente, há uma correspondência afetiva de cada dimensão da música com o homem. Assim como música ungida ou dedicada a Deus pode curar, libertar, consolar, alegrar, vivificar, o contrário é verdadeiro. O que não pertence a Deus não contém o Seu poder.

Seu corpo pode adoecer por causa da música que você ouve. Suas emoções, intelecto e vontades podem ser afetados negativamente pela música que você ouve. Seu espírito pode receber um alimento podre através da música que entra pelos seus ouvidos.

Observe a descrição acerca de Davi:

1 Samuel 16:18

Um dos empregados respondeu:

— Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, tem boa aparência, e o SENHOR Deus está com ele.

Quando Deus está com um músico, o que ele produz é o poder dEle:

1 Samuel 16:23

Daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a sua lira e tocava. O espírito mau saía de Saul, e ele se sentia melhor e ficava bom novamente.

Saul pode representar o mundo, atormentado pelo diabo, onde só, e somente só, a música ungida pode sará-lo.

Deus está envolvido na música dedicada a Ele:

Salmos 22:3

Contudo, tu és santo,

entronizado entre os louvores de Israel.

Alguém pode perguntar: “Todas músicas do mundo são inspiradas pelo diabo?”

Na nova aliança, com a vinda do Espírito Santo, o que caracteriza a nova vida é o novo nascimento, uma nova natureza. Logo, sem Ele, não podemos reproduzir os céus na terra. Sem Ele, todo ser humano está debaixo do ministério da morte, do pecado, influenciado pelo maligno:

1 João 5:19

Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz (está sepultado) no Maligno.

Apreciem a riqueza dessa versão (O Livro) de João 15.5:

“Se alguém se separar de mim, será lançado fora por ser um ramo inútil; seca e é posto com todos os outros que serão depois queimados. Mas se continuarem em mim e obedecerem aos meus mandamentos, poderão pedir o que quiserem, que vos será concedido. Os meus verdadeiros discípulos produzem muito fruto, o que traz grande glória ao meu Pai.”

Jesus elevou o nível de dependência dele para tudo. Os frutos que produzimos, nEle, trazem glória para Deus. Na versão RA ele diz “…porque sem mim nada podeis fazer.” Que maravilha!

Seria tolice da nossa parte desconsiderar a música como uma influência forte na nossa vida. Tudo que consumimos hoje é imerso na música.

1 Coríntios 10:23 [NTLH]

Alguns dizem assim: “Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil.

Uma vez, a TV da minha casa estava ligada e começou uma novela global chamada “Cama de gato”, cuja música de abertura tenha o seguinte conteúdo:

“Vamos deixar que entrem, que invadam o seu lar. Pedir que quebrem, que acabem com seu bem-estar…

“Eu quero o mesmo inferno. A mesma cela de prisão – a falta de futuro…”

Quando eu ouvi isso, imediatamente desliguei a TV e disse ao diabo que na minha casa ele não entra. Agora, imaginem a quantidade de pessoas que permitiram que esse conteúdo maligno entrasse e permitem até hoje. Quantas vidas estão maculadas pela terrível influência do pecado nas musicas.

Não seja ingênuo. Não ache que as músicas de amor são lindas e devem ser apreciadas. Seja sagaz, inteligente, foque-se na fonte. Decida hoje mesmo não permitir conteúdo profano em sua vida. Consagre-se totalmente. Seja a noiva gloriosa, sem máculas e rugas.

Jesus orou:

João 17:15-16

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou.

Não pertencemos ao mundo, nem o que nele há. Somos de Deus e somente as coisas do alto devem ocupar nosso pensamento:

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3.13)

Não podemos perder o nosso tempo tentando justificar ou buscando concessões para nos envolver com as trevas. Devemos nos apropriar da Palavra de Deus e buscar de coração viver totalmente pra Ele. Santificados na Palavra.

A fraqueza espiritual é real. Se estamos fracos é nossa culpa e não de Deus. Nutra-se diariamente da fidelidade do Senhor, em comunhão com a Palavra e o Espírito, e desfrute de fortalecimento (aumento de força) no homem interior.

“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele (Deus) os fortaleça (revestimento de força) no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, […]” (Efésios 3:16 NVI).

“Por último, quero recomendar-vos que procurem fortalecer-se através da comunhão com o Senhor, e com a energia do seu poder” (Efésios 6:10 [O Livro]).

Pelo Espírito de profecia eu digo: A música mundana é um saco cheio de sementes das trevas, que estão sendo lançadas. Os corações são os solos que elas são plantadas. O efeito não é imediato, mas, um dia, o resultado florescerá em atitudes.

A palavra diz: Provérbios 4:23

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Se você se importa com o seu bom depósito, guarde-o acima de todas as coisas. Não permita que Satanás invada seu coração com a música. Ele usa a música por acessar todas as suas dimensões. Nem tudo afeta as três dimensões, mas a música sim!

CUIDADO!

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Jesus Cristo)

7 Comentários

  • Obrigado. Podem me recomendar qual música de Deus tem disponível pra ouvir de algum clássico cristão?

    Resposta
  • Muito impactante essa mensagem! Raffael que Deus ti abençoei querido. A música é tudo, e quando usada da maneira correta, não imaginamos aonde podemos chegar com ela.

    Resposta
  • Poderosamente edificante!
    Excelente material para estudo com o grupo de música e com a Igreja.

    Resposta
  • Foi o melhor texto já publicado pelo Verbo da Vida acerca da Musica e suas implicações na igreja! Parabéns Raffael!

    Resposta
    • Louvado seja Deus, meu querido. Cremos que estamos nos últimos dias, logo, precisamos ser altamente criteriosos quanto ao nosso estilo de vida, como Igreja. Deus abençoe!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!