Verbo FM

Apeguemo-nos às verdades ouvidas

pr-hHumberto Albuquerque

Pastor da Igreja Verbo da Vida na Zona Norte em Recife-PE e Supervisor do MVV

Lucas 8:1-16

O ministério de Jesus era suprido por Deus através de pessoas que eram gratas ao seu ministério.

Depois que a Palavra é retida no nosso coração nunca ficaremos por baixo, mas sempre por cima. Quando a luz da Palavra brilha no nosso coração, por causa da nossa perseverança, sempre haverá uma manifestação no reino físico.

“Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.” (Hebreus 2:1)

A Palavra é a âncora para a nossa alma, quando nos apegamos a ela guardamos a nossa mente para um único propósito. A revelação vem quando nos apegamos com mais firmeza as verdades que já foram ouvidas. Precisamos reter aquilo que já ouvimos para que estejamos prontos para ouvir coisas novas. É perigoso querer ir para uma nova verdade sem estar apegado as verdades já ouvidas. Por que é perigoso? Porque todo conhecimento sem estrutura se transforma em soberba.

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:10,11)

“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).” (Atos 17:16-21)

Nosso caráter nunca será fortalecido se apenas fizermos aquilo que nós queremos. Nosso caráter será fortalecido quando fizermos aquilo que nós precisamos.

Devemos permanecer nas verdades da Palavra e não titubear em busca de novidades. O pouco do que sabemos com Deus é muito, mas o muito que sabemos sem Deus é nada.

“Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.”  (2 Crônicas 1:7-12)

Qual o propósito de se ter sabedoria? O serviço.

“Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;”  (Lucas 8:11,12)

A Palavra é uma semente que dá o seu fruto no tempo certo. Quando é lançada o diabo irá desejar rouba-la, pois ele sabe que se insistirmos em ficar na Palavra, vamos acabar crendo nela.

Quando Deus nos dá uma palavra precisamos passar tempo meditando e perseverando em buscar mais sobre aquilo.

“E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:29-32)

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”  (João 15:7)

Existe uma mensagem para pessoas acreditarem na Palavra, então quando acreditamos, uma instrução vem para sabermos o que devemos fazer com aquilo que acreditamos. Quando permanecermos na Palavra nos tornaremos verdadeiros discípulos e assim iremos fazer prosperar o nosso caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!