Verbo FM

Aquecidos pela Palavra

SPhotoEditor-20170717_111810-251x300por Cíntia Angra
(Graduada no Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Frio! Esta é a sensação causada por uma massa de polar está sobre o Brasil nestes dias. Várias cidades do Sul, Centro-Oeste e Sudeste chegaram a registrar temperaturas negativas, geadas e até neve. Casacos, cachecol, cobertores, meias e luvas aquecem a vida de todos que estão sofrendo com este fenômeno natural. Mas, se ao invés de frio, o problema for a frieza? Falta de comunhão, incredulidade e descaso tem gelado muitos corações dentro da igreja de Cristo. É preciso fazer algo para aquecer suas vidas!

A época era outra, mas precisamos viver o mesmo princípio vivido pela Igreja Primitiva. Num tempo em que a Igreja se escondida de tiranos como Saulo, que lutava para matar os cristãos, o Espirito Santo de Deus fortalecia nossos irmãos, afastando todo o mal que podia endurecer seus corações ou esfriar a sua fé. E a comunhão era a solução!

“e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração” (Atos 2.42-46).

As palavras “todos”, “unidos”, “unânimes”, revelam o segredo, e consequentemente, o poder da comunhão! Por isso, é natural que aqueles que não vivam este princípio comecem a ver sua vida espiritual esfriar. O que fazer então? Viva o que o Senhor nos ensina em Hebreus 10.25:

“Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.”

Quer se manter cheio do fogo do Espírito? Congregue! Já dizia o velho ditado que “uma andorinha só não faz verão”. Verão lembra calor e a unidade é o que nos aquece. Como fogo consumidor, o Espirito Santo não nos livra somente do pecado, mas também de tudo que nos afasta dos planos de Deus! E não tenha dúvidas que a falta de unidade no Corpo de Cristo não está nos planos do Senhor, pois ela enfraquece, esfria corações.

Como Deus fez com Abraão, Ele nos abençoa para que sejamos uma benção. Então, “Sê tu uma bênção” (Gênesis 12.2). Animem-se uns aos outros e sejamos suporte aos que necessitam. Enfraquecidos pela falta de unidade ou pelas pedras e espinhos que sufocam a Palavra, muitos precisam de ajuda. Cabe a quem está firmado na Palavra estar sensível a ser suporte na vida de outros, pois o descaso de alguns também esfria corações. Setas do diabo que vem em forma de frases do tipo “ninguém me ama”, “nenhum irmão se importa com o que estou passando”, “me sinto tão sozinho”, são apagadas com sua atenção, seu suporte, seu amor. E nada é mais aquecedor do que um gesto de amor!

Por último, e não menos importante, precisamos falar da incredulidade que, sem dúvida nenhuma, tem congelado muitos corações. O justo vive pela fé e é através dela que alcançamos a graça do Senhor. Contudo, sem este entendimento, muitos esperam viver milagres e desfrutar do poder sobrenatural que vem do Senhor, sem investir no crescimento da sua fé. Então, desanimados por não ver nada acontecer, começam a ver o desanimo tomar conta de sua vida, assim como o esfriamento de sua vida espiritual chegar.

Não podemos ser guiados pelo que vemos, mas sim pelo que cremos (II Coríntios 4.18). Por isso, mesmo quando tudo disser “não”, continue crendo, pois isso aquecerá seu coração e te levará a viver os sonhos e planos de Deus para sua vida.

Mateus, anunciando os sinais do fim dos tempo, profetizou que “o amor de muitos esfriará”. Contudo, no versículo seguinte, o Senhor nos enviou a boa notícia: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”! Não podemos conviver com a frieza como se fosse algo normal ou aceitável. O Espírito Santo veio para ser nosso ajudador e Ele é o fogo que aquece cada coração.

Perseveremos firmes até o fim e a profecia de Mateus não fará parte das nossas vidas. Mas, aquecido pela Palavra cheio do fogo do Espirito Santo de Deus, lembre-se de animar e afoguear outras vidas também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!