Verbo FM

Comunhão com o Espírito Santo

pauloPaulo Alves
Professor do Rhema

“O último versículo de 2 Coríntios é poderoso: A graça (favor e bênção espiritual) do Senhor Jesus Cristo; o amor de Deus; e a presença e comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2 Coríntios 13:14).

Tudo neste versículo aponta para um companheirismo poderoso com Deus. Lembre-se de que um de Seu nome é Emmanuel, que significa “Deus conosco”. Todas as três Pessoas na Divindade, Pai, Filho e Espírito Santo, são ativos neste companheirismo conosco. Jesus trása graça e o Pai trás o amor. Ambas, graça e amor, são tão potentes que elas só podem se originar de Deus. “Porque pela graça somos salvos…”(Efésios 2: 8.), e “Porque Deus amou o mundo… “(João 3:16).

A graça do Senhor Jesus nos permite o acesso para o companheirismo com Deus. O amor de Deus Pai mantém essa companhia viva e vibrante. O Espírito Santo também desempenha um papel vital na garantia de nossa companhia com o Todo-Poderoso. Sua contribuição é o que vamos focar neste estudo:a comunhão do Espírito Santo.

É impossível ter um relacionamento com alguém que não se sabe nada sobre esta pessoa. É por isso que conhecer o Espírito Santo, e como ele deseja ministrar em nós e através de nós, é fundamental antes que possamos entender a comunhão com o Espírito Santo. Agora vamos olhar para o mandato bíblico para a comunhão com o Espírito Santo e como cultivar essa comunhão em nossas vidas diárias.

O que é comunhão com o Espírito Santo?

Falamos tanto em comunhão, não é mesmo? Ora, qual o sentido de “comunhão” na Bíblia e sua relação entre nós e o Espírito Santo de Deus?

A palavra grega do Novo Testamento para COMUNHÃO é ‘ KOINONIA, que significa:Ter comunhão, confraternizar, compartilhar, parceria, intimidade, amizade, camaradagem.

-Significa Ter comunhão:Sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir; identificação.

-Significa confraternizar. Você simplesmente se confraterniza (mantém-se unido) com o Espírito Santo que habita dentro de você.

-Significa compartilhar. Você derrama o seu coração e Ele derrama o Dele. Você compartilha sua alegria e Ele compartilha a Dele. Como escreveram os apóstolos: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós…” (At 15.28). Eles estavam compartilhando e até escrevendo cartas juntos.

-Significa parceria. O Espírito Santo se torna seu parceiro. As Sagradas Escrituras estão cheias de frases como “trabalhando com eles” e “o Espírito e nós”, tornando claro que a obra do Espírito é feita com a sua participação.

-Significa intimidade. Para experimentar um amor profundo em relação a Cristo, precisamos conhecê-Lo mediante o Espírito Santo que proporciona essa intimidade. Deus “derramou” o Seu amor em nossos corações “pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”(Rm 5.5). Você não pode amar a Deus sem o Espírito Santo.

-Significa amizade. O Espírito anseia ser seu amigo mais íntimo, alguém com que você possa expressar suas ideias, segredos e tudo o mais que quiser.

-Significa camaradagem. Em grego, o termo significa comandante. Ele é como um capitão para nós, um rei! Da mesma forma que ensinou aos apóstolos aonde deviam ou não ir, Ele deve ter permissão para te guiar em seus assuntos pessoais.

Esses foram os 7 significados para comunhão. Devemos sempre lembrar que desde que Cristo partiu, o Espírito Santo é o “responsável” na terra. Devemos estar atentos a Ele e ouvir a Sua voz. Que possamos a cada dia estarmos mais sensíveis a Ele.

4 Comentários

    • Bom dia existem traduções que tem o último versículo de 1 Co 13 é o 14 e não o 13
      Por exemplo a KJ

      Resposta
  • Boa tarde, que texto incrível!
    Vocês, se fossem da sua vontade, por favor, orariamoa pelo meu relacionamento com o Espírito Santo? Eu to precisando muito. Estou orando também.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!