Conhecimento da Palavra

Postado em
1
1792

darrenDarren Wray
Pastor do Verbo da Vida em Aracaju-SE

Deus quer que tenhamos conhecimento

“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2.3-40

Há muitas razões que justificam o porquê que devemos adquirir o conhecimento, mas esta é a mais importante: porque Deus deseja que tenhamos.

É possível ser salvo e não ter conhecimento da verdade. “Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” – (1 Coríntios 12.1)

Salvação é algo que é recebido, conhecimento é algo que é adquirido; Nem todas as pessoas se esforçam para adquirir o conhecimento. São salvas, mas “analfabetas” espiritualmente. Provérbios 8.10 revela o valor do conhecimento da Palavra. “Aceitei a minha instrução, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido”.

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.” (Provérbios 3.13-14)

“Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” (Provérbios 2.4-5)

A Bíblia nos orienta a buscar o conhecimento de Deus como quem busca por tesouros:

“E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17.10-11)

Gnosis X Epígnosis

“Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;” (Efésios 1.16,17)

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;” (Colossenses 1.9-10)

Paulo orou pela igreja, inspirado pelo Espírito, para que recebesse conhecimento;

– Gnosis: conhecimento (humano);

– Epí: acima;

– Epígnosis: conhecimento acima (divino);

Três áreas em que o conhecimento nos beneficia:

1) Ele nos dá conhecimento do próprio Deus – João 1.1,14

Se não conhece a Palavra, então, não conhece a Deus porque Ele é a Palavra;

2) Ele nos livra da falsa doutrina – Lucas 4.9-12 | Efésios 4:.14

Deus nos dá conhecimento para não sermos levados por todo vento de doutrina;

3) Ele nos livra da escravidão – João 8.31-32

Você pode ser crente e ainda ser preso em áreas da sua vida;

É uma coisa ser livre em teoria (todo filho de Deus é), e outra é ser livre na prática (nem todo filho de Deus é). “Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento” – (Isaías 5.13)

O povo de Israel estava totalmente liberto do Egito (escravidão), mas a alma deles ainda estava lá. “O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento” – Oséias  4.6; Isso já é mais intenso. Uma coisa é estar cativo e outra coisa é ser destruído. Mas é exatamente isso que aconteceu com o povo de Israel. Todos eles morreram no deserto sem entrar na terra da promessa.

O conhecimento de Deus tem muito valor. Ele quer que todos nós o tenhamos, portanto, é preciso adquiri-lo. Uma boa maneira para buscar conhecimento é estudando no Rhema. A sua vida não será mais a mesma.

1 COMENTÁRIO

  1. amém,eu oro todos os dias á DEUS,porque eu sei que tem áreas na minha vida que precisam ser trabalahadas,mais tenho fé,que essas fortalezas vão ser destruidas em nome de JESUS!

DEIXE UMA RESPOSTA