Dependentes de Deus

Postado em
0
 
por Cássio Oliveira (Campina Grande -CG)
*Graduado na Escola de Ministros Rhema
 
Fomos ensinados e temos vivido a nossa própria independência. Me lembro bem de meus pais me ensinando a desenvolver sozinho algumas atividades rotineiras do dia a dia. Como por exemplo, ir ao banco sozinho, arrumar um trabalho, ter o meu próprio dinheiro, buscar amadurecer para ter a minha própria família e outras coisas mais. Mas na vida cristã as coisas funcionam de uma maneira diferente. Quanto mais crescemos espiritualmente, mais dependentes de Deus vamos nos tornando. Ou seja, deixamos de lado a nossa independência e passamos a ser completamente dependentes d’Ele.
 
Quando somos crianças, sempre temos o impulso de buscar aquilo que nossos pais podem nos dar. Me recordo do meu pai chegando do trabalho, já tarde da noite, e eu acordado esperando por ele. Eu sabia que ele chegaria com alguma coisa nas mãos para dar a mim e as minhas irmãs. 
 
Mas, quando vamos amadurecendo, passamos a entender que o maior presente é tê-los em nossas vidas. Independente do que possam nos dar. Com Deus não é diferente. Quando nos tornamos maduros não devemos buscá-Lo somente pelo que Ele pode nos dar. E sim por aquilo que Ele é. A princípio, Ele já nos deu tudo  em Cristo Jesus. E é Ele quem devemos buscar hoje. 
 
Em Mateus 6, quando Jesus admoesta os discípulos por estarem ansiosos pela necessidade da vida, Jesus diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas“.
 
A nossa dependência em Deus vai nos livrar de sermos filhos desobedientes. Essa dependência nos guardará de situações, das quais poderíamos perder ou atrasar aquilo que Deus tem para nossas vidas.
 
Gosto quando Paulo diz na carta aos Romanos 8.14: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus“.
 
A palavra guiados significa: Conduzir segurando com as mãos. Levando deste modo ao destino final. Isso me diz que quando estamos dependendo de Deus, do Espírito Santo, nós estamos confiando inteiramente n’Ele, e Ele vai nos levar ao destino certo, ao lugar correto.
 
Jesus falando para os discípulos sobre a autoridade que tinha dado a eles, porém, Ele diz algo mais importante do que ser usado por Deus.
 
“Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, sobre todo o poder do inimigo. Nada lhes causará dano. Mas não se alegrem porque os espíritos impuros lhes obedecem; alegrem-se porque seus nomes estão registrados no céu” (Lucas 10. 19-20).
 
Jesus está falando para Eles: “Ei, o importante é que vocês estão salvos e que Deus salvou vocês por meio de Jesus. É nisso que vocês precisam confiar”.
 
Não dependa do que você faz para o Reino. Dependa d’Aquele que fez tudo por você e é o Rei do Reino, Jesus.
 
Umas das expressões de dependência a Deus, é estar alegre independente das circunstâncias externas. Paulo diz Em Filipenses 4.10-13:
 
“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque agora uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos falta oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.”
 
A palavra contente que na referência Strong significa autarkes, que nesse contexto quer dizer: independente de circunstâncias externas. Paulo está deixando claro onde ele está depositando sua confiança, sua dependência. Outro ponto é em quem Paulo está se fortalecendo. Ele está se fortalecendo em Deus.
 
Depender de Deus vai lhe trazer uma força sobrenatural que vai fazer você sair de situações externas. Não deixe de depender de Deus mesmo que nada esteja dando certo ao seu redor. 
 
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Habacuque 3.17-19).
 
Depender de Deus vai fazer você se alegrar em meio as circunstâncias. Dependa de Deus em tudo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA