Verbo FM

Derrote o Ladrão

por Cíntia Angra
(Graduada no Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

A ausência de um ladrão na caixa d’água de minha casa (um extravasor de água) me fez pensar sobre o pior dos ladrões: satanás. Ele sempre está à espreita, procurando a quem possa tragar, e tem ações que o caracterizam. Mas o problema de muitos é não estar preparado para enfrentar cada uma delas.

Muito conhecido de todos, o texto de João 10.10 é claro: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir”. A maioria de nós sabe até de memória esta passagem, mas nem sempre sabemos como agir a respeito dessa verdade.

Pense um pouco sobre a natureza de alguém que rouba, mata e destrói. Principalmente para um especialista como satanás, essas são ações premeditadas, friamente calculadas e executadas no momento certo.

Satanás veio para destruir nossas vidas, matar nossos sonhos, roubar todas as chances de realização dos planos que Deus tem para nós. Ele faz isso quando ataca famílias, ministérios, derruba sonhos e frustra a muitos profissionalmente, por exemplo. Mas nossas ações, muito acima das dele, também precisam ser premeditadas, para, assim como um policial, podermos inibir, coibir e agir a altura quando o ladrão estiver rondando as nossas vidas.

Então a pergunta crucial é: como você se prepara para que um ladrão não entre em sua vida? Precisamos nos preparar e o primeiro passo é vigiar! E é exatamente isso que a passagem de I Pedro 5.8 nos mostra: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

Como vigilantes atentos, uma outra postura que precisamos tomar é estar devidamente equipados. Um policial, por exemplo, está sempre munido com sua arma, colete a prova de balas, coturno e outros aparatos. Já como cristãos atentos, também temos nas Escrituras o manual para sabermos como andar vestidos adequadamente para enfrentar satanás:

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Efésios 6.11-13

E nossa armadura é completa! Ela possui o cinto da verdade, que é a couraça da justiça; o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno e ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Paulo ainda ressalta o cuidado com nossos pés, que devem estar calçados com a prontidão do evangelho da paz. (Efésios 6.14-17)

Contudo, além da armadura, precisamos assumir medidas de precaução. Isto porque algumas pessoas estão no lugar errado e com pessoas erradas, o que torna a ação do ladrão completamente favorável.

Quanto às nossas companhias, o salmista foi claro: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”. (Salmos 1.1)

Devemos estar longe de quem nos leva para os maus caminhos e ainda nos mantermos na posição correta, que é a de mais que vencedores em Cristo Jesus. Bem preparados, nossa posição nunca será a de fuga, mas sempre de defesa. Não precisamos temer, pois o diabo até ruge como leão, mas o verdadeiro leão é Jesus, o Leão de Judá. E sabendo disso, nossa posição será a de resistir, mantendo a posição recebida pela Justiça de Deus. O resultado será ver o diabo fugir de nós como está escrito em Tiago 4.7:

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O diabo até pode ser experto e estrategista, mas, com a sabedoria que vem do alto, sempre guiados pelo Espírito Santo e pela Palavra, nunca seremos pegos de surpresa. Alertas, vestidos com a armadura de Deus, sempre posicionados da maneira certa, o ladrão pode até rondar as nossas vidas, mas nunca encontrará a porta aberta para entrar! E tudo o que o Senhor preparou para nós não será roubado, nem destruído. Estaremos plenamente vivos, cuidando de nossas vidas, dia após dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!