Verbo FM

Desapegue-se do velho homem

Michelle Alves

Graduada do Rhema Brasil

Hoje em dia estamos em um mundo cheio de correria, o vai e vem de pessoas é cada vez mais comum, a falta de sensibilidade do ser humano em relação ao próximo. Assim os cuidados do mundo vão sufocando a Palavra e as pessoas se tornam infrutíferas na vida umas das outras como se  fossem descartáveis. Digo isso porque nessa era tão tecnológica, onde a informação se modifica com tanta agilidade, e o que se vê hoje na mídia pode mudar completamente amanhã, temos que estar conscientes de quem somos, e vigiar para que o nosso coração também não se torne uma máquina, guiado por qualquer tipo de pensamento ou frase de efeito que temos acesso.

Hoje é cada vez mais comum a quantidade de frases feitas que encontramos nesses sites de relacionamentos, todos querem externar suas opiniões a respeito de tudo, e muitas pessoas acatam qualquer coisa e ainda compartilham sem sequer avaliar melhor o conteúdo, e muitas vezes, para externar alguma mágoa ou descontentamento. O fato é que precisamos estar vigilantes, para que já tendo um coração de carne, não o deixemos transformar num coração de pedra novamente, pois algumas dessas frases são pensamentos que não correspondem com a verdade da palavra e tem como objetivo incentivar a um comportamento contrário ao que a bíblia diz.

Um exemplo: desapegue das pessoas que não acrescentam nada em sua vida. Penso que seria melhor dizer: desapegue do velho homem. Bem, interessante é que muitos concordariam com isso, porém não é assim que a palavra nos ensina, na verdade se olharmos bem, “o que nós tínhamos para oferecer antes da salvação?”, quem nós éramos? A bíblia diz em Efésios 2:3 que éramos por natureza filhos da ira, em Romanos 5:8 diz que éramos pecadores, mas mesmo assim ao invés de se “desapegar” de nós, Cristo “morreu” por nós, com o objetivo de nos tornar “filhos” de Deus e nos abençoar com as riquezas de sua glória.

Em 1ª João 3:1a diz: vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. E em Efésios 4, diz que antes tínhamos um coração duro e sem sentimento, enfim não tínhamos nada de valioso a oferecer. O que realmente temos aprendido de Cristo é que devemos nos desapegar das coisas desse mundo, e nos despojar do velho homem, ou porque não dizer dos pensamentos do velho homem e nos vestir dos pensamentos de Deus que são justiça e santidade.

Então no verso 31 de Efésios 4, ele diz que toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas do nosso meio, e que devemos ser benignos e misericordiosos uns com os outros, perdoando uns aos outros assim como Cristo nos perdoou. Perdoar deve ser algo rápido; não dá para ficar ruminando alimento ruim. Palavras ruins precisam ser jogadas fora ou vão se tornar um fardo muito grande para carregar.  A bíblia não diz que devemos nos desapegar das pessoas, antes diz no verso 15 de Efésios 4, que somos corpo de Cristo, e que devemos crescer juntos, com a justa cooperação de cada parte, para que em nós mesmos haja crescimento e edificação. Logo desapegar das pessoas é totalmente contra a palavra além de travar o nosso próprio crescimento.

Se você acha que alguém não lhe acrescenta nada, acrescente você na vida dessa pessoa. Seja forte, corajoso, perseverante e principalmente paciente para alcançar a vida das pessoas, pois crescer não é fácil quando se está sozinho. Cristo em nós é a esperança da glória na vida das pessoas.

Jesus está contando conosco para isso, ele tem esperança (fé) que sejamos canal de bênção, foi por isso que o Ele nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais, com os dons, e tem nos alimentado com o seu próprio caráter; um Deus que podemos chamar de pai, um Deus de perto e não de longe, que consola, liberta e socorre nas nossas necessidades, portanto cuidado com essas frases feitas, as quais não está explícito o verdadeiro autor, e que realmente não acrescentam nada de bom a sua vida, ao contrário foram criadas para  afastar as pessoas, e nós não fomos criados para afastar, mas para ajuntar pessoas.

Conheço muitas frases que causam um efeito extraordinário, as quais foram inspiradas por Deus, que são segurança para nossa vida, pois são pensamentos do próprio Cristo, o verbo de Deus, “se apegue com a Palavra de Deus”.

Todo pensamento que vem do maligno não tem força contra o verbo de Deus, e seus pensamentos morrem um a um cada vez que um crente se dispõe a falar o que a palavra diz. A bíblia ainda diz em Romanos 12 que não devemos nos conformar com este século, mas que devemos renovar a nossa mente com a palavra. Renove-se a cada dia!

2 Comentários

  • Não é fácil! Mas é preciso ter perseverança, pois quando se quer o certo com certeza se tem o retorno, mas tem também o julgo de muitos, e isso temos que combater com a força da fé e da perseverança.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados