Verbo FM

Desistir, jamais!

por Godofredo Couto
(Graduado da Escola de Ministros Rhema Itinerante em Brasília-DF)

Tem uma frase que me persegue há anos: “vencedor é aquele que não desiste”. Ela sempre vem à minha mente em momentos difíceis, quando sou tentado a desistir de algo. Há desistências que são normais, como desistir de fazer um concurso, de uma viagem, de mudar de lugar, de comprar algo ou coisas semelhantes. Mas, existem outras coisas na vida que, mesmo sendo possível, não devemos desistir jamais. O casamento é uma delas.

Muitas vezes nadamos, nadamos e nadamos por longos anos e findamos morrendo na praia sem conquistar o que tanto queríamos. Sem saber que estávamos pertinho de conseguir a vitória, decidimos desistir. E, assim, perdemos o que buscávamos e o gostinho da conquista. Por causa de uma decisão errada, sacrificamos uma alegria quase certa.

Posso não conhecer a sua realidade, muito menos a sua família. Cada um de nós vive altos e baixos. Temos conflitos, problemas, circunstâncias e situações muitas vezes terríveis. Desistir parece ser a única saída, porém persistir pode ser a única solução.

Só há solução se permanecermos confiantes.

Quantas vezes ouvimos ou falamos a frase: “eu não aguento mais”. Ou ainda: “quero ir embora deste mundo”. “Volta, Jesus!”, diriam outros. Isso tudo reflete o nosso desejo de fugir, escapulir, desistir. Casamento para mim é algo inegociável. 

Eu sei que a situação, às vezes, é tão angustiante, que consideramos ser impossível sua reversão. Há momentos que não conseguimos ver mais nenhuma possibilidade de mudança. É o que chamamos de chegar ao fundo do poço. Nessas horas, existe um especialista que sabe transformar a nossa realidade. É o Deus do impossível. Sim, Ele pode mudar tudo. Até sentimentos. Eu sou testemunha disso.

Geralmente, focamos tanto no nosso problema que ele se torna intransponível, indestrutível e inigualável. Em nossa limitação humana, é fácil ceder ao que chamamos de fracasso e parar de lutar, de acreditar. O especialista em causas impossíveis está do nosso lado e nos garante a vitória. Ele nos estimula a prosseguir.

A Palavra de Deus, que é viva e eficaz, nos dá uma série de garantias de uma vida vitoriosa. São palavras, que tomamos como promessas do Pai, que promovem a nossa fé e nos transformam em vencedores em potencial. 

“Feliz a pessoa que persevera na provação, porquanto, após ter sido aprovada, receberá o prêmio da coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1.12)

 

Richard Nixon reforçou a derrota dos desistentes. Ele disse assim: “Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste”. Quando desistimos damos fim a qualquer possibilidade de vitória. Mas, quando nos levantamos e perseveramos em fé, criamos o ambiente propício para a realização do milagre.

Eu creio que o casamento é o projeto de Deus que nasceu para dar certo. O seu autor se responsabiliza em fazê-lo prosperar se for chamado para participar dele. O primeiro milagre que Jesus fez na Terra foi em uma festa de casamento, quando transformou a água em vinho. E o milagre aconteceu não porque chamaram Jesus quando faltou o vinho. E sim porque Ele já tinha sido convidado para participar do casamento.

Porque Jesus vive em nós, podemos acreditar e vivenciar os milagres que precisamos em nosso casamento.

“Porque Ele vive, posso crer no amanhã”.

A fé festeja antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!