Verbo FM

Drácmas perdidas em casa

thadeu e ritaThadeu e Rita Borba

Pastores auxiliares da Igreja Sede em Campina Grande

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma,não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo,porque achei a dracma que eu havia perdido.” (Lucas 15:8-9) 

Esta realidade encaixa-se muito bem com a realidade de vários lares. Onde os valores desaparecem e é preciso praticar os valores bíblicos para que a alegria possa ser restaurada.

Esta mulher não perdeu a moeda na rua, mas dentro de casa, sem sequer ter saído de lá. A moeda, um denário, tinha mais valor do que a ideia que passa na nossa mente quando pensamos em uma moeda. As mulheres casadas usavam um diadema feito com as moedas e as noivas as tinham como parte de seu dote.

A moeda era equivalente ao salário de um dia de trabalho de um trabalhador normal. E esta perda de algo valioso dentro de casa, lembra-nos de outros valores não materiais que muitas vezes perdemos dentro de casa. Podemos comparar as moedas aos diversos relacionamentos que existem em uma família: Relacionamentos entre pais e filhos; noras e sogras; entre irmãos; entre patrões e empregados. Quais os valores que estão perdidos dentro da sua casa?

Em se tratando de valores emocionais, hoje em dia, sumiu a dracma do respeito. Devemos considerar o valor do outro, tratar as pessoas com dignidade, dar importância a elas. Sumiu a dracma do carinho e é lamentável quando o espírito romântico dos primeiros anos acaba e cede lugar a frieza, a indiferença, a falta de sensibilidade e de imaginação. Os casais devem zelar e aprimorar pela Palavra de Deus esse espírito romântico.

A chama deve sempre estar acesa, porque é uma coluna forte para o seu casamento. Não temos que esperar receber para dar, mas, devemos dar o que já temos aprendido e recebido. Sumiu a dracma do amor. Se as palavras de amor têm sido faladas no seu lar, haverá uma atmosfera de amor lá, ao invés de aspereza. As pessoas precisam aprender somente isto. Se o amor está nas palavras dos pais, então seus filhos serão frutos dessas palavras. Sumiu a dracma da paciência, da compreensão, da dedicação, da paz e da doação de si mesmo.

Em se tratando de valores espirituais: Sumiu a dracma da oração, do devocional, da fé, do temor a Deus, da meditação na Palavra e outros. Quem é casado deve orar por seu cônjuge, peça a Deus que a Sua justiça, alegria e paz dominem a vida dele ou dela. Interceda pelos problemas de teu cônjuge, até que o Espírito de Deus te libere para passar a outro tema de oração. Como reencontrar as dracmas perdidas? Na próxima edição trataremos sobre 5atitudes para encontrá-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!