É necessário perseverar

Postado em
0

por Gabriela Alencar
(Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

“Ora a perseverança deve ter AÇÃO COMPLETA, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficiente”

(Tiago 1.4)

No original, a palavra perseverança é a palavra HUPOMONE, que ,de acordo com o dicionário strong, significa:  ESTABILIDADE, CONSTÂNCIA, característica da pessoa que não se desvia do seu propósito.

Não sei se você consegue perceber, mas no texto que lemos em Tiago existe uma condição para ter uma vida perfeita e íntegra e essa condição é SER PERSEVERANTE.

Certa vez, ouvi um homem de Deus falar sobre pessoas que viviam como se estivessem em uma gangorra, ora em cima, ora em baixo, ora super espirituais e convictos do chamado, ora super carnais e desanimados. Isso acontece porque muitas vezes nos entristecemos com situações e permitimos que esses sentimentos se tornem embaraços e, quando percebemos, já estamos na gangorra novamente.

Não é errado se entristecer, o dia mal chega para todos, o errado é deixar que a tristeza permaneça na nossa vida e nos impeça de continuar no caminho que nos levará a cumprir o propósito. Não é que nunca pensaremos em desistir, mas, quando o pensamento de desistência chegar é preciso que nos  posicionemos  firmemente naquilo que Deus já disse. Caso a tristeza e o desânimo  cheguem, a decisão de deixar a “gangorra”  subir para o lado delas é nossa, mas se colocarmos a fé e a perseverança do nosso lado, continuaremos por cima e nada nos tirará dessa posição.

Em Tiago, a condição para ser íntegro é ser perseverante, isso porque integridade tem tudo a ver com fidelidade e constância, mas, como ser constante sem perseverança? Como confiarão as coisas a nós se não conseguimos terminar aquilo que começamos? Como seremos fiéis naquele emprego ou curso dos sonhos se não conseguimos perseverar no caminho que nos levará até lá?

Às vezes,  estamos esperando o ministro, o pastor, o líder, o marido, ou a família  fazer por nós aquilo que nós mesmos deveríamos fazer. Talvez, estejamos condicionando o nosso sucesso pessoal e ministerial a alguma oportunidade que achamos não ter recebido ainda, quando na verdade ele está dependendo daquele posicionamento firme e perseverante que ainda não tivemos.

Lembro que, quando ouvi sobre essa “vida na gangorra” eu estava vivendo exatamente assim. Quando eu voltava para casa após as conferências e eventos, eu dizia pra mim mesma que iria revolucionar minha geração, que ia orar tantas horas por dia, que nada iria me parar, porém, nas primeiras adversidades eu já desistia de acreditar no  que tinha recebido durante aqueles dias. Até que reconheci que nenhuma imposição de mãos faria efeito na minha vida se eu não me posicionasse da forma que Deus já tinha me falado. Só então, eu entendi que perseverar é fazer mesmo sem vontade, é agir em fé e se alegrar antes de ver, é fazer mesmo com preguiça ou desânimo, tendo a certeza de que o fim das coisas sempre é melhor do que o começo.

Frequentemente, pensamos que todos os nossos problemas são armadilhas do diabo, mas muitos deles são consequências da nossa inconstância. Não espere a empolgação chegar para você começar a se posicionar, perseverança é continuar fazendo o que tem de ser feito mesmo quando a empolgação passa.

É tempo de sair da zona de conforto, de posicionamentos, de despertamento para a estação que o Senhor já preparou para nós. Cada estação requer uma vestimenta ideal, e a tendência dessa estação se chama PERSEVERANÇA. Não queira entrar em um novo tempo com as vestes do tempo que passou. Se você nunca concluía o que começava, essa é uma boa oportunidade para recomeçar de forma firme e constante.

Lugar de crescimento é lugar de desconforto e perseverança.

Se tudo está favorável não é necessário perseverar, porque conseguimos fazer tudo tranquilamente, a necessidade de perseverar é quando tudo está contra e, mesmo assim,, precisamos nos manter constantes na visão que recebemos do pai. No fim, você verá que  tudo valerá a pena.

Gosto sempre de pensar que uma vida de perseverança é como um automóvel, em que o único combustível é a fé. Se tentarmos abastecer esse automóvel com outros combustíveis com certeza falharemos na nossa missão..

Assim, se abastecendo da forma correta, fica bem mais fácil se manter constante quando vivemos nesse estilo de vida de fé, visto que ele não é baseado em sentimentos, mas  toma para si como verdade tudo que o Pai disse na Palavra, pois a fé é acreditar que Deus nunca mentiu.

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11.1)

Deus não quer te ver sofrendo para chegar em determinado lugar. Quanto mais você perseverar, mais haverá graça, favor multiforme, que toma a forma do que você está precisando; na hora que você necessita, para te favorecer e tornar mais leve sua caminhada. Quanto mais você busca por Ele, mais Ele se manifesta a você e te ajuda a fazer aquilo que sozinho você não conseguiria.

O Senhor é aquele que mais acredita em você. Ele sempre acreditou que você podia chegar até o fim. Ele é o seu socorro bem presente, que não tarda, não falha, não se atrasa e está sempre disponível.

Vale a pena todo esforço, toda dedicação, toda renúncia e perseverança. Seja na sua vida natural ou espiritual quero lhe dizer que SEMPRE VAI VALER A PENA permanecer firme e perseverante.

 A RENUNCIA NUNCA SERÁ MAIOR QUE A GRAÇA.

Portanto, persevere SEMPRE!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA