Família com tração nas quatro rodas

Postado em
0
743

por Thadeu e Rita Borba
(Pastores auxiliares da Igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande-PB)

Para você ter uma vida cristã produtiva e vitoriosa precisa utilizar as várias ferramentas que Deus tem lhe dado. Seu casamento e sua família precisam fazer parte dessa vida vitoriosa. Nessa caminhada e nessas estradas da vida temos que estar equipados para enfrentar alguns obstáculos e alguns terrenos difíceis que surgirão a nossa frente, tentando impedir o nosso avanço. Podemos ver o exemplo de um carro com tração nas quatro rodas. Dificilmente, ele vai atolar ou ser impedido de avançar em diversas estradas com solos de características diferentes. Espiritualmente falando, Deus não deseja que nós passemos pelos desafios e dificuldades da vida com apenas um pneu ou uma roda provendo a tração. Em outras palavras, não fomos salvos apenas para morrer e ir morar no céu.

O apóstolo Tiago demonstra o quanto várias forças espirituais, podem trabalhar juntas, especialmente em tempos difíceis. Esses atributos quando agregados na nossa vida e família, formam um poder em Cristo, que impulsiona para o sobrenatural, nada poderá nos deter. Nossa vida, nosso lar, nossos relacionamentos familiares irão caminhar para o extraordinário de Deus. Vejamos:

“Meus irmãos, tende por motivo de toda ALEGRIA o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa , uma vez confirmada, produz PERSEVERANÇA. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de SABEDORIA, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. (Tiago 1.2-5)

Nesse trecho, Tiago está encorajando a cada um, ser um cristão “com tração nas quatro rodas.” As quatro forças que identificamos aqui são: ALEGRIA, FÉ, PERSEVERANÇA e SABEDORIA.

Essas forças espirituais, adquirimos em Jesus Cristo, para se completarem e trabalharem em colaboração umas com as outras. Por exemplo: Será muito difícil ter fé e confiança em Deus, se não tivermos alegria, vivermos sem perseverança e carentes de sabedoria. A fé é maravilhosa e essencial! Mas, temos que abraçar todos os poderes cooperativos que Deus planejou que trabalhassem juntos para o nosso benefício.

  1. A ALEGRIA – Ela traz leveza, vibração e elevação para a nossa vida. Está relacionada à animação, gratidão e regozijo. “… a alegria do senhor é a vossa força”. (Neemias 8.10)

Reconhecendo o poder da alegria junto com a fé, Paulo disse aos Filipenses: Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor. Porém, por causa de vocês, é muito mais necessário que eu continue a viver. E, como estou certo disso, sei que continuarei vivendo e ficarei com todos vocês para ajudá-los a progredirem e a terem a alegria que vem da fé”. (Filipenses 1.25 NTLH)

  1. A FÉ – Fé é confiar no caráter de Deus e na Sua Palavra. A fé trata de uma firme segurança em Deus.

“A fé é uma certeza e uma firme convicção, no que somos Nele, no que temos Dele e no que podemos Nele”. (Hebreus 11.1) 

Paulo escreveu aos Romanos:

“Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. (Romanos 10.17 NTLH)

Meditem no que a Bíblia afirma: Vivemos pela fé (Rm. 1.:17); Somos justificados pela fé (Rm. 3.28; 5:1); Somos firmados pela fé (II Co. 1.24); Caminhamos pela fé (II Co. 5.7); Somos salvos pela fé (Ef. 2.8).

Smith Wigglesworth, disse: “Uma fé excelente é o produto de grandes batalhas. Grandes testemunhos são os resultados de grandes testes. Grandes vitórias só podem vir de grandes provações”.

  1. A PERSEVERANÇA (PACIÊNCIA) – Precisamos aprender que, nem todo resultado desejado é instantâneo. Muitas vezes, existirá um processo envolvido. O escritor de Hebreus destaca:

“Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”. (Hebreus. 6.12)

Algumas pessoas acreditam que as provações irão automaticamente, torná-las mais aprimoradas e espirituais. Isso não é verdade! Assim, o que você faz em meio às provações e tribulações, regozijando-se, confiando em Deus e perseverando, isso é que vai desenvolver sua força espiritual.

  1. A SABEDORIA DE DEUS – É o discernimento divino que nos capacita a aplicar a nossa fé de maneira precisa e exata. Sabedoria é a capacidade de usar o conhecimento.

Quando você busca o conhecimento e empenha-se em obedecer a Deus, vem o desejo de ser sábio! Como obter a sabedoria:

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. (Tiago 1.5)

Então, os benefícios da sabedoria vão ficar evidentes em sua vida e sobre sua família.

“Família Forte, Igreja Forte!”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA