Família e ministério

Postado em
1
4949

heli2Zuleica Messias

Professora do Rhema Brasil e Escola de Ministros Rhema

“Pois o que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”  (Mateus 16. 26)

Atualmente tem muitos casamentos sendo atropelados por ministérios e isso nunca foi projeto de Deus. Existem famílias que estão sendo massacradas e atropeladas pelo que nunca deveria ser um instrumento para que isso acontecesse: O Ministério.

Queridos, o que veio primeiro não foi o ministério. O que Deus criou primeiro foi a família. Em uma certa ocasião, estávamos em uma cidade ministrando para um encontro de casais onde só havia crentes e quando estávamos ministrando sobre relacionamento de marido e mulher o Espírito Santo me trouxe uma palavra de conhecimento que na hora eu fiquei tentando racionalizar, porque a nossa mente é muito lógica e pensei que devia ser coisa da minha cabeça, mas era algo tão forte dentro de mim e decidi falar.

O que o Espírito Santo estava nos revelando naquela hora era que ali naquele grupo tinha um casal que estava se separando. Mas, o que estava os separando não era uma terceira pessoa no relacionamento deles. Não era adultério. O que estava os separando era o ministério.

Lembro-me que o Senhor começou a dizer para eles: Vocês não se olham mais, não conversam mais sobre vocês. Os dois estão no ministério, mas o ministério está separando-os, porque esse é o único foco de vocês, bem como todo o tempo de vocês é voltado para o ministério, os assuntos das conversas é apenas esse e vocês vivem apenas para isso atualmente e Deus estava dizendo que eles precisavam voltar a viver um para o outro.

Depois de falar essas coisas de acordo com a direção que tinha em meu espírito para o casal, permaneci ministrando a Palavra juntamente com meu esposo Heli. Quando chegou a hora do coffee break, estávamos conversando com alguns irmãos e, de repente, vem até nós um casal e me chama à parte dizendo: irmã, aquela palavra sobre o casal que estava separando-se por causa do ministério, éramos nós. Mas saiba de uma coisa, de hoje em diante, as coisas vão mudar. Foi do jeito que Deus falou e nesta manhã Ele abriu os nossos olhos, porque não estávamos nem percebendo. Não estávamos cultivando mais nosso relacionamento.

Então, se você tem um chamado e está no ministério esse ministério precisa ser uma benção para sua família. Sua família não pode sentir o seu ministério roubando você. Tem muitos filhos de ministros que o sonho deles seria o pai não ser pastor, porque eles viram o ministério tirando o pai de dentro de casa. Aqueles homens que tem tempo para todo mundo, mas não tem tempo para a família.

Sinceramente me preocupo quando vejo uma pessoa de domingo a domingo dentro da igreja. Me preocupa quando vejo denominações que tem cultos de segunda a segunda na igreja. E a família fica aonde?

Teve uma época lá em casa, quando o meu filho Lucas ainda era pequeno e nós temos uma agenda em que vamos anotando todos os compromissos durante o ano e teve um ano que quando chegou em dezembro, comecei a folhear a nossa agenda para ver o que tínhamos feito durante o ano e fiquei passando as páginas e passando e disse: Meu Deus, a gente pregou muito esse ano. Todos os finais de semana e feriados estávamos ocupados e de repente o Espírito Santo falou comigo. E o seu filho onde estava? E pensei: estava comigo. Porque o Lucas nunca foi empecilho para nós trabalharmos para o Senhor. Onde a gente ia ele ia. Mas o Senhor começou a ministrar ao meu coração: Ele estava com vocês, mas vocês não estavam para ele. Ou seja, de repente nós temos uma falsa sensação de que estamos muito junto da nossa família quando na verdade não estamos. Muitas vezes, arrastam mulher e filhos a reboque e eles estão apenas acompanhando o ministro, mas não estão com o ministro. Eles estão para você, mas você não está para eles.

É preciso ter tempo para o outro. Se você tem um chamado para o ministério, seu primeiro rebanho, suas ovelhas, está dentro da sua casa, é a sua família.

Compartilhei isso com meu marido e sabe o que começamos a fazer? Tiramos um tempo para o nosso filho Lucas. Para ir ao shopping, em um parque, no cinema, ter outras programações com ele. A partir daí as coisas começaram a mudar. A Bíblia diz: Hoje, se você ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração.

Se você percebe que tem alguma coisa que precisa mudar, muda hoje. Em minha agenda em alguns feriados comecei a anotar FAMÍLIA. Hoje, tenho um tempo separado para a minha família. Aprendi que família para mim é prioridade.

O que adianta um ministro ganhar o mundo inteiro, as nações e perder a sua família?

Tem muitos filhos com saudades do pai e da mãe. Nós somos pastores do lado de fora, mas dentro de casa somos pais, esposa e marido.

Tem gente que se casa com o ministério e se esquece que antes se casou com uma mulher e tem filhos. Trabalhe no ministério com discernimento e valorize a família que Deus te deu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA