Verbo FM

Fazendo planos

Emilio Claudiano
Pastor da Igreja Verbo da Vida  de Campinas e Professor do Rhema Brasil

“Ao ser humano foi concedida a capacidade de planejar, entretanto, é o Senhor quem dá a palavra certa”. (Provérbios 16.1)

É muito comum as pessoas fazerem planos para o futuro, e esses planos tem suas inspirações de formas bem diferentes. Alguns se inspiram nos pais,  outros em empreendedores de sucesso, universidade ou em uma ideologia adquirida com amigos.

Fazer planos não nos garante iniciativa para iniciar o processo que nos levará até ele, também não garante que ao alcançá-lo teremos de fato o que esperávamos.

Ás vezes, nossa vontade de chegar a algum lugar é maior do que nossa comunhão com Deus, e isso pode causar grandes frustrações em nossa vida. Existem momentos. que estamos tão certos de algumas coisas, e por isso, achamos que não há necessidade de perguntar a Deus sobre o assunto, e assim, seguimos adiante com nossos projetos.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”(Jeremias 29.11)

Deus sabe o que eu não sei e pode me mostrar o que eu não  estou vendo.  O nosso plano normalmente é limitado ao que acreditamos sermos capazes de fazer. No entanto, o plano de Deus para nós está ligado ao que Ele é capaz de fazer: sem limites. Portanto, os planos dEle são muito melhores do que os nossos e, vão nos levar de fato aonde desejávamos ir, mas não sabíamos como.

Para conhecer os planos de Deus é preciso que Ele mesmo nos revele por Seu Espírito, e isto acontecerá enquanto caminhamos em comunhão e intimidade dia após dia sem preocupação ou ansiedade, fazemos isso através da oração,  leitura da Palavra e da atitude de aplicá-la em nossa vida diária.

“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. (Filipenses 2.13)

O apóstolo Pedro jamais teria planejado ser o que foi e fazer o que fez, mas ele se tornou íntimo de Jesus, conhecedor e praticante da Sua Palavra, deixando-se ser guiado pelo Espírito Santo, então sua vida tomou um rumo que ele jamais poderia ter imaginado, e assim, muitas gerações não só ouviram falar dele, mas também foram transformadas pelo que ele fez e falou.

A  Bíblia conta a história de um jovem rico que deixou de experimentar os planos de Jesus para ele, pois tinha outros planos para si mesmo com seu dinheiro e, é provável, que tenha morrido sem saber como teria sido sua vida no maravilhoso plano de Deus.

Você pode decidir hoje em que projeto vai investir sua vida: em seus planos ou, no plano de Deus. Ainda há tempo para você começar a andar nos planos de Deus e viver uma vida que você jamais poderia imaginar, no projeto de Deus para você.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” ( Romanos 11.33)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!