Graça, Natal e Terraplanismo

Postado em
2

por Lenise Freitas
*Graduada da Escola de Ministros Rhema e Líder do Ministério Graça e Verdade

Fui surpreendida recentemente com a primeira FlatCon do Brasil – Conferência da Terra Plana. Descobri que 7% da população no Brasil acredita que a Terra é plana e não  esférica (redonda) e a maioria destes é de cristãos preocupados em manter-se fiéis às Escrituras.

A intenção é louvável, mas equivocada.

Não existe base bíblica para crermos que a terra é plana, logo não há nenhum problema em crer que a terra é esférica, pelo contrário.

Temos bons argumentos científicos ratificados por cientistas cristãos para crer que a Terra é esférica.

Este assunto é bastante vasto e eu teria que pesquisar e escrever um artigo muito maior para tentar esgotá-lo, mesmo assim não conseguiria. Então quero falar sobre algumas questões que me parecem centrais para que cristãos tenham aderido a ideia de uma Terra plana.

A principal delas é que o homem é a coroa da criação, e a Terra o centro do Universo. A ideia de que a Terra gira em torno do Sol e não o Sol em torno da Terra nos diminuiria. A aceitação que a Terra seria plana aponta também para uma grande conspiração para enganar a população mundial e os cristãos.

E onde entram a graça e o Natal já que esse é o título do artigo?

Queridos, não é formato da Terra ou se ela é o centro do universo que define o nosso valor. Somos a coroa da criação por que o nosso valor para Deus é o mesmo valor de Jesus. Isto é graça.

Tenho ministrado muito sobre isso porque entendo que nos falta esse conhecimento. Em João 15.23 Jesus afirma seu desejo que nós compreendêssemos que Deus nos ama da mesma forma que ama a Ele.

“… para que o mundo conheça que tu me enviastes e os amastes, como também amastes a mim.

Estamos próximo ao advento e eu amo esta época de Natal. Como é maravilhoso podermos lembrar que o filho de Deus, o próprio Deus, veio encarnado à Terra para dar a sua vida por nós.

Isto é que nos faz sermos especiais. Não são nossas obras, nossas posições no universo que nos aproximam de Deus. Mas o fato de acreditarmos em Cristo e recebermos sua graça (gratuitamente). Ele  não está longe de nós. Ele é Emanuel, Deus conosco, e hoje desfrutamos da sua presença através do Espírito Santo. Deus é espírito e nós também temos nossa dimensão espiritual que nos liga a Ele.

Se nós precisamos crer que a terra é plana para nos sentirmos amados por Deus, de que valeu o sacrifício de Jesus?

“Sim, somos importantes, somos o centro do alvo do amor de Deus porque Jesus é o centro. Deus fez todas as coisas convergirem nele tanto as do céu como as da Terra e nos deu gratuitamente através d’Ele” ( Efésios 4:1-11).

Temos um Deus que trabalha por aqueles que n’Ele esperam (Isaías 64:4). Somos objetos do seu amor, da sua proteção. Sempre digo que eu não tenho medo de haters, não tenho medo de perseguições, nem mania de conspiração. Eu creio em um Deus que nos guarda, que nos antecipa coisas que virão, nos inspira, não nos deixa ser enganados.

O mistério que nos interessava já esteve oculto dos séculos e das gerações, mas já nos foi revelado é Cristo em nós esperança da glória. Não anulemos a graça de Deus.

A ciência não é inimiga de Deus. Pelo contrário, é Deus que dá sabedoria aos homens , da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento ( Provérbios 2:6). Ainda que o homem seja ateu, e escolha usar a ciência para o mal, sua sabedoria é um dom de Deus para um fim proveitoso (não culpe Deus pelo seu mau uso). Eu acredito piamente que Deus está envolvido em todo avanço tecnológico, no avanço da medicina, na descoberta de vacinas! E quero aproveitar para dizer que acreditar na medicina não é falta de fé. Lucas que escreveu com tanta precisão o seu Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos era médico. Temos na Bíblia pessoas simples que seguiam Jesus mas também pessoas instruídas como o próprio Apóstolo Paulo, criado aos pés de Gamaliel, um dos maiores mestres de sua época.

Não precisamos ter medo da ciência!

A descoberta que a Terra é redonda nos trouxe muitos benefícios inclusive para navegação e aviação, nos fez entender as fases da lua, os movimentos das marés, os terremotos, nos ajuda a prever desastres. A corrida espacial, que seria mentira  se a Terra fosse mesmo plana, influenciou avanços tecnológicos que possibilitaram a criação da Internet, da TV a cabo, do GPS… Negar a esferacidade da Terra pode trazer grande confusão além de nos expor de forma muito negativa.

Se você quiser conhecer os argumentos científicos para a esferacidade da terra, existem excelentes artigos disponíveis na Internet. Quero sugerir estes: artigo 01 e artigo 02.

Se precisar, venda tudo e compre a sabedoria” ( Provérbios 4:7).

“Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento” (Provérbios 23:23).

Desfrute da Graça de ser tão amado por Deus e tenha um ótimo Natal!

2 COMENTÁRIOS

  1. Nenhum só versículo utilizado por terraplanistas de fato corrobora para essa cosmovisão, a não ser quando distorcidos ou mal interpretados. Is 40:22 fala claramente sobre a “redondeza” da Terra.

    Indico os vídeos que estão sendo postados pelo Canal “Michelson Borges”, com a participação do físico Eduardo Lütz; ele escreveu um extenso artigo refutando as alegações terraplanistas e tem feito alguns vídeos no canal indicado.

DEIXE UMA RESPOSTA