Há coisas que não voltam

Postado em
1

por Amarildo Costa (Iporá-GO)
*Pastor da Igreja Verbo da Vida 

“Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”
(Provérbio chinês)

Se pararmos para refletir nessas três coisas, veremos como estão embasadas na Palavra de Deus!

A FLECHA POLIDA

A Bíblia afirma que nossos filhos são como flechas na aljava do caçador (Salmos 127.4). Isso também fala de nós e nossos pais, os quais eram os caçadores (guerreiros ou valentes). De maneira geral, flechas é o que somos. Usei a figura do filho, na passagem bíblica, somente pra falar da vida humana com suas atitudes.

Veja o que a Palavra diz mais sobre isso:

“Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor chamou-me desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome, e fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava” (Isaías 49.1,2).

O provérbio fala da flecha que não volta! Nossas atitudes é que ditarão o nosso destino. Como elas foram formadas determinarão os nossos alvos. O polimento pela Palavra do Senhor – a nossa comunhão com Ele, uma busca de uma vida plena no Espírito e a nossa vida de oração (…) são coisas que polirão nossas atitudes e nos guiarão ao alvo certo.

Precisamos estabelecer e manter as atitudes certas, pois certamente, depois de atiradas, não têm como voltar.

Ser flecha polida decidirá o nosso destino.

Precisamos avaliar a nossa vida, para onde estamos indo – onde vamos chegar, mas são nossas atitudes, hoje, que definirão o nosso destino. Miremos o alvo e nos lancemos tais quais flechas para acertar. Tenhamos objetivos concretos e, como flechas polidas, atitudes certas.

A PALAVRA PROFERIDA

Uma das coisas mais comentadas na Bíblia é sobre o uso da língua. Tiago é um dos que mais exorta sobre esse pequeno membro. Ele chega a dizer: “Seja tardio no falar”. A língua é comparada por ele, a um pequeno leme de uma embarcação que diz para onde ela irá.

A língua é tão poderosa que pode decidir o caminho da pessoa para o céu ou para o inferno.

É tão determinante o uso desse membro que pode incendiar todo o curso da natureza humana. Há muito o que aprender sobre esse órgão tão pequeno e, certamente, o silêncio, em muitos casos, é a melhor opção.

A OPORTUNIDADE PERDIDA

Uma vez, numa sala de aula, uma professora falando de fé, deu um exemplo com uma nota dizendo: “Se eu disser que essa nota é do primeiro que a pegar, o que você faria?” . Uma garota correu e a pegou, enquanto os outros ficaram dizendo o que fariam! A professora encerrou o exemplo logo que a garota pegou a nota. Ela disse: “Pronto, é dela!”. Os outros alunos ficaram com cara de bobo, pensando na oportunidade que perderam!

Oportunidades são coisas valiosas que dificilmente voltam nas mesmas proporções. Elas são como a convivência vivida. Você pode reunir as mesmas pessoas, no mesmo lugar e hora, criando o mesmo ambiente, relembrando os momentos, no mesmo dia da semana mas nunca será a mesma data. Ali houve coisas que não voltam jamais, assim são as oportunidades.

Sei que todos nós já perdemos oportunidades na vida, talvez por medo, ou mesmo falta de percepção da grandeza daquele momento. São inúmeros os motivos que nos levam a perder oportunidades.

As oportunidades se encontram em diversas áreas, como carreira profissional, familiar, romântica…Não agarramos as oportunidades que surgem e isso pode causar frustrações. A Bíblia diz que hoje é o dia oportuno – hoje é o dia da salvação. Isso me diz pra não vivermos adiando as coisas.

Aproveite o hoje – o agora para agarrar as oportunidades!

Claro que precisamos ter cautela, mas não seja tão cauteloso(a) a ponto de perder algo valioso por medo. Seja ousado(a)! Não negligencie as oportunidades que Deus lhe dá.

Aproveite as oportunidades para crescer na fé, para melhorar seus conhecimentos, para aumentar seu currículo, melhorar sua aparência, fazer um curso, ler bastante, se profissionalizar. São tantas coisas que você pode fazer para melhorar e pode ser que venham os tempos que você não tenha mais essa oportunidade.

Salomão chama esse tempo de tempo que não teremos contentamento! Sabe por quê? Porque jogamos fora as oportunidades! Faça desse provérbio um de seus princípios de vida! Anote-o em algum lugar fácil de ver e pense nele com base na Palavra de Deus!

Tenha um dia poderoso em Deus!
Shalom!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, me interessei por esse tema porque Deus me deu uma canção sobre ir mais longe, então fui pesquisar sobre sermos flechas e depois também quis saber se perdemos ou não as oportunidades que Deus nos dá. Obrigada, atendeu minha necessidade!

DEIXE UMA RESPOSTA