Verbo FM

Defraudação emocional

por Ricardo Silva
(Pastor Auxiliar do Verbo da Vida em Pirituba-SP)

“Finalmente, irmãos, pedimos a vocês e os exortamos no Senhor Jesus que, assim como aprenderam de nós a maneira como devem viver e agradar a Deus, e efetivamente o estão fazendo, vocês continuem progredindo cada vez mais. Porque vocês sabem quantas instruções demos a vocês da parte do Senhor Jesus. Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês: que se abstenham da imoralidade sexual; que cada um de vocês saiba controlar o seu próprio corpo em santificação e honra, não com desejos imorais, como os gentios que não conhecem a Deus. E que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude o seu irmão” (I Tessalonicenses 4.1‭-‬6).

Defraudar os sentimos do próximo é pecado contra seu irmão e contra seu próprio corpo.

A Bíblia instrui no verso 1 do texto citado acima a progredirmos no que foi ensinado, porque Deus tem uma vontade sobre nós, que são é a nossa santificação e honra.

Defraudar alguém é danificar, machucar e manchar sua honra. Defraudar alguém é não saber controlar o próprio corpo. Não é só questão de ferir o outro, mas ferir a si mesmo.

No verso 5 afirma que aqueles que estão longe da vontade de Deus é que fazem isso, porque não conhecem a Deus.

Você sabia que despertar o amor no próximo e não suprir esse amor, você está sendo como alguém que não conhece a Deus e Sua vontade?

Despertar o amor em alguém e não suprir é deixar marcas naquela pessoa.

Quantas pessoas estão marcadas por terem sido defraudadas? Ou quantas marcas você mesmo tem?

Uma grande semente de amargura que deixa as pessoas machucadas na igreja, é que deviam ser amadas de verdade, mas em troca são defraudadas.
Sair despertando o amor no próximo não é sinal de que pode tudo, só é sinal que não sabe nada.

Se eu ou você nascemos de novo, devemos corrigir os nossos erros, acertar nossas conversas e fugir de despertar o amor em alguém que não vamos suprir.

O erro de muitos, é achar que conquistar mostra sua capacidade de conseguir quem quer, mas isso só mostra o quanto é carente e o quanto precisa despertar em alguém o sentimento que ele ou ela devia ter por si mesma: amor próprio.

Não desperte sentimentos no seu irmão ou irmã, uma vida cheia do Espírito não tem espaço para ladrões de coração.

Jovens que vão incendiar uma geração não devem ser machucados pelo amigo ou amiga do seu próprio convívio. Defraudação emocional mata pessoas.

Se você quer ser cheio do Espírito, seja íntegro.
Se quer andar no poder de Deus, seja íntegro.

O verso 6 termina ensinando: “Nesta matéria, ninguém ofenda e defraude seu irmão”,

é para se pensar,
é para mudar,
é para sermos como Jesus.

Defraudar, é roubar o pouco que a pessoa tinha para seguir em frente. Quem nasceu de novo, deve entender o novo tipo de pessoa que está ativada em si. Mente de Cristo, atitude de Cristo e caráter de Cristo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!