Livres da Ansiedade

Postado em
1

por Gabriela Alencar
(Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”. (Isaías 26.3-4)

Esta é uma promessa maravilhosa do Pai para nós. Ser conservado em paz significa não se degradar, ou desanimar interiormente diante das circunstâncias.

Por muito tempo eu me desgastei internamente e sofri danos desnecessários, por não ter conservado a mente no Senhor e por andar sempre ansiosa.

Muitas vezes, acreditei que meu futuro dependia do resultado de uma prova, ou das limitações dos meus pais, e ao longo de vários anos, essas e outras  coisas  tiraram minha paz e alegria mesmo eu sendo muito jovem.

Sei que todos nós somos tentados a acreditar que a situação adversa definirá o nosso futuro, no entanto precisamos praticar o que está escrito em Romanos 12- RENOVAR A MENTE, e fazer como Jeremias disse no livro de lamentações: “trazer a memória aquilo que me dá esperança.”

A nossa esperança é a Palavra. JESUS é a garantia de um futuro brilhante. Quando baseamos  a nossa vida nEle e na sua Palavra, poderemos fazer assim como Pedro que lançou as  suas redes  (Lucas 5:1-7), e não precisaremos nos preocupar, porque certamente a provisão, a paz e o suprimento estarão disponíveis.

Pedro passou a noite inteira lançando as redes no mar com as suas próprias forças e não pegou peixe algum. Da mesma forma somos nós quando tentamos resolver os problemas  baseados nos nossos cálculos, temores e anseios, mas, a Palavra, ou seja, Jesus, chegou até Pedro, e ele decidiu lançar as redes em cima do que foi dito por Jesus, não mais baseado nas suas forças, mas na força da Palavra, e foi por isso que o milagre se manifestou.

Alguém que vive ansioso carrega consigo redes cheias de medo, pavor, perturbação, inconstância, tristeza e desânimo, e por isso, os seus “lançamentos” na vida não são bem sucedidos.

No texto que lemos de Isaías, percebemos que o segredo para uma mente em paz é a confiança em Deus, a nossa rocha eterna.  Essa promessa  não significa que nunca mais teremos problemas, mas nos revela que  independente das tempestades à nossa volta,  teremos paz se nos lançarmos Nele. Precisamos aprender a descansar nos braços do Pai, Ele é o lugar mais seguro para edificarmos a nossa vida e uma vez firmados Nele podemos desfrutar dessa paz que através de Jesus foi nos dada não só como promessa mas como realidade (João 14.27).

Pior do que os problemas externos, é ter um coração perturbado e ansioso por dentro. Quando nos encontrarmos diante das adversidades o nosso verdadeiro gigante não é o que está na nossa frente, mas a forma como somos afetados no nosso íntimo. Davi precisou se enxergar primeiramente como um vencedor de gigantes para depois ir até Golias, e foi por isso que ele teve que  lembrar  de ter vencido o urso e o leão, caso contrário ele teria sido covarde como os outros, entretanto, como  aquela notícia não afetou o seu íntimo ele pôde reagir bem e vencer o gigante na força do senhor.

“Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.” (Isaías 30.15)”

A nossa força está na tranquilidade e na confiança do Senhor. Não está na nossa conta bancária, não está nas oportunidades que nos foram dadas, ou perdidas, nem nos relatórios médicos, nem no que nos foi dito por pessoas, mas na confiança do que foi dito pelo Senhor: “..Eu vos darei um futuro de paz.” ( Jeremias 29:11).

Quero incentivá-lo a trocar  os fardos com Jesus (Mt 11:28), a entregar todos os pesos que estão te impedindo de se lançar nEle, e a receber o fardo suave e leve que Ele tem pra ti. Em João 14:27, nós vimos que Cristo nos deu a paz, porém, a atitude de não deixar o coração se turbar e ficar inquieto é nossa.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6,7)

Essa palavra se tornou Rhema na minha vida, e hoje eu posso testemunhar que não há nada mais maravilhoso do que ter o coração guardado na paz do Senhor, livre dessa prisão  de inquietude e ansiedade.

Eu não te conheço, mas conheço o seu Pai, que também é o meu, e quero te dizer que acredito em você, acredito que você consegue, acredito que você já é livre por meio do sangue de Cristo e que vai voar bem mais alto sem ansiedade. Viva um dia de cada vez, lembre que o Senhor nunca esqueceu de você, e jamais se esquecerá, Ele nunca te deixará por baixo.

A fé não é um passe de mágica, ela primeiro desfaz o efeito da circunstância dentro de nós, ela nos leva até um lugar que as pressões não nos afetam e aí quando nós confiamos, o poder do Pai se manifesta e o milagre acontece. Por isso, fale Fé, fale com a sua alma,  lembre a sua mente  que a tempestade ainda escuta a voz de Deus e assim tudo vai ficar bem!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA