Mantenha suas portas fechadas para o diabo

Postado em
0

por Rick Renner
(pastor da Igreja Boa Nova em Moscou, Rússia)

Em 2006, eu e Denise decidimos abrir uma segunda igreja. Já tínhamos a igreja de Moscou. Mas, queria abrir uma igreja em Kiev, Ucrânia. Muitos pastores têm várias igrejas na mesma cidade, eu fui o único a ter duas igrejas em cidades diferentes, que ficam em países diferentes e pregava toda semana nas duas. Tínhamos que viajar toda semana. De quinta a sábado ficávamos em Kiev. De domingo a quarta estávamos em Moscou. Fizemos isso por mais de dois anos. Estávamos em um ritmo tão intenso. Acordávamos no meio da noite e nem sabíamos onde estávamos. Estávamos como robôs. Não tiramos férias por 15 anos. No final dos dois anos, estava fisicamente em exaustão. Eu me tornei uma pessoa mecânica em tudo o que fazia. Quase não lia a Bíblia. Corria e não enchia o vaso. 

Eu e Denise tivemos um momento real. Fechamos a porta do quarto e começamos a falar sobre nossa vida. Nossa vida está descontrolada e não sabia nem como consertar as coisas. Havíamos construído algo que não tínhamos capacidade de manter. Tínhamos que fazer aquilo que pregávamos.

Eu sempre ensinei que todo mundo deve estar submisso a alguma autoridade. Então, liguei para dois amigos nos Estados Unidos. Um deles foi Tony Cooke. Eu falei que eu e Denise estávamos passando por uma crise espiritual e emocional. Precisávamos de ajuda. Vamos nos submeter a tudo o que vocês nos disserem. Em três dias eles chegaram em Moscou. Esses homens nos amaram tanto que mudaram suas agendas, pagaram suas passagens. Entramos no studio de TV e eles falaram conosco por horas e horas e horas. Falamos como esgotados fisicamente nós estávamos.

Então, eles nos mandaram para a cidade e fizeram uma reunião com nossa equipe sem nossa presença. Literalmente, eles disseram: “Estamos aqui para redesenhar a vida de Rick e Denise. Queremos que eles corram essa carreira por muito tempo“. Com o conselho desses líderes, criamos uma rotina de sete coisas que fazemos por dia, fechamos essa porta para o diabo. Emergimos, saímos desse momento mais fortes. 

O diabo está procurando um jeito de entrar nas nossas vidas, apenas uma violação basta, e isso precisa ser necessariamente um pecado. A primeira coisa que foi requerida de nós foi arrependimento. Uma das maiores coisas que precisei me arrepender foi o orgulho. Porque eu sou um Renner e os Renner’s não adoecem e nunca admitem fraqueza. Para pedir ajuda, isso requereu de mim um nível em que tive que me dobrar como nunca fiz em toda a minha vida. 

As setes coisas que passei a ter como rotina diária me ajudaram a levar menos tempo do que normalmente eu faria de outra forma. Você tem que tomar uma decisão de fazer isso todos os dias e construir essa estrutura da mesma forma que você escova os dentes todos os dias. Anote o que vou compartilhar:

Número 1 – Ore pela manhã

Todo dia, gaste um tempo com Deus na parte da manhã. Ah! Mas, estamos no Brasil e o povo aqui não é tão matutino. Davi, no Salmo 5.3, diz que pela manhã o Senhor ouviria a sua voz. Davi entendia que, se não começasse todo dia olhando pra cima, passarei o dia inteiro olhando para baixo. Assim você faz também, olhando para o celular, para e-mails. Decida, depois que acordar, não deixar seus pés tocarem o chão antes de orar.

Eu clamo para que a Palavra de Deus se torne a prioridade na sua vida. Deixe ela encher os seus olhos todos os dias da sua vida. Se você fizer isso, vai mudar completamente a sua vida. Leia o tanto que você puder fazer. Enquanto você ler a Bíblia, vai misturando com oração. A oração não precisa ser prolongada. Eu oro com Denise todos os dias à noite. E já acordamos nos dirigindo ao Senhor. Eu nunca dirijo meu carro sem colocar minhas mãos nele e orar. 

Número 2 – Leitura

Todo dia, gaste tempo alimentando seu espírito com outras fontes. Quando Paulo estava na prisão, pediu para Timóteo trazer os livros dele. Ler livros vão alimentar o seu espírito, vão edificar pessoas. Pessoas que crescem são pessoas que lêem. A leitura é como um fertilizante que aduba um jardim.

Você pergunta: “Quando eu vou achar tempo para ler?” Você pode ouvir uma pregação no carro. Aproveita o máximo cada uma das oportunidades. Maximize esse tempo para alimentar o seu espírito. Em Moscou, temos 30 milhões de pessoas no trânsito todos os dias. Meu filho mora há 18km do escritório. Ele leva duas horas para chegar lá e escuta audiolivros. Eu escuto vários pregadores durante a semana. Depois de pregar no domingo, volto para casa e assisto a transmissão de outras ministrações de pregadores de todo o mundo. Você precisa regularmente ler outros livros. É tolice andar hoje com a gasolina do ano passado.

Número 3 – Contemplação

Todo dia, gaste um pouco de tempo em quietude. As pessoas tomam decisões equivocadas porque ficam tão ocupadas, se tornam robôs e perdem o contato com aquilo que elas acreditam. Uma contemplação profunda é necessária para termos uma vida saudável. Se você não tiver contato com o seu próprio coração não vai ter condições de ouvir o Espírito, saber o que orar.

Muita atividade, sem pausas, vai levar para uma sequidão espiritual e confusão. Se você não tomar conta de você mesmo, depois de um tempo, você não vai ter condições de ajudar as pessoas. 

Número 4 – Tenha Parceiros

Todo dia, gaste um pouco de tempo com pessoas que vão fortalecer você. Eu preciso tanto da minha igreja como minha igreja precisa de mim. Eu preciso de homens fortes de Deus na minha vida. Achei um jeito para me conectar com pessoas que me influenciam em todo o mundo, por telefone, por skype, por e-mail. Tony Cooke é uma dessas pessoas. Cada um de nós precisa de alguém assim na sua vida. Eles percebem pela minha voz se estou bem.

Eles me encorajam, me fazem prestar contas a eles. Isso é saudável para mim. Através dos conselhos que me dão, já evitei tantos problemas. É um tipo de prestação de contas recíproca. Deus é o nosso ajudador. Mas, a maior parte da ajuda vem de pessoas que sustentam a nossa alma. 

Número 5 – Adore ao Senhor

Todo dia, gaste um tempo para fazer pausa e reconhecer a presença de Deus na sua vida. Davi fazia isso porque era cercado de inimigos. Eu vou parar e dizer: “Deus, você é fiel.” Isso, literalmente, vai carregar sua atmosfera com a presença de Deus. Meu filho me ajudou, fazendo o download para o meu telefone de um aplicativo que tem um sino que toca para que eu pare sete vezes ao dia para adorar ao Senhor. As pessoas da minha equipe também fazem a mesma coisa quando ouvem o meu sino tocar. 

Número 6 – Diga “NÃO”

Todo dia, diga não para as coisas que você já não deveria estar fazendo. Eu nunca queria decepcionar ninguém, desagradar ninguém e dizia “sim” para quase tudo. Dizer “sim” para todas as coisa é simplesmente burrice. Uma das palavras mais difíceis de dizer é “NÃO”. 85% do que você faz uma outra pessoa poderia fazer. 10% do que você faz você poderia treinar alguém para fazer. E somente 5% só você pode fazer.

Você não foi chamado para realizar o sonho de todas as pessoas. Se você disser “sim” para todas as coisas, vai estar roubando a oportunidade de outras pessoas para fazer isso. Você precisa da direção de Deus para fazer as coisas. Aprendi a discernir que nem todas as ideias que tenho são divinas. Isso vai limpar tanto lixo na sua vida. Quando aprendi que eu não era o responsável em realizar o sonho de todas as pessoas, eu passei a dizer: “Uau! Que ideia maravilhosa. Deus vai ajudar a mostrar uma pessoas que vai ajudar você.”

Quando você ajuda uma pessoa que não deveria ajudar, você vai deixar de ajudar alguém que realmente precisaria de sua ajuda. 

Número 7 – Seja Cheio do Espírito Santo

Todo dia, ore para ser cheio do Espírito Santo. Tentar conduzir o ministério sem o Espírito Santo é uma estupidez. A Bíblia ensina para sermos continuamente cheios do Espírito Santo. Precisamos de um enchimento novo todos os dias. Deus tem provisão para nós. Essa palavra provisão surgiu na Grécia Antiga, que tinha uma grande companhia de coral e descobriram que estavam sem dinheiro. O show acabou e ficaram deprimidos.

Um homem rico ouviu a respeito disso e foi até a essas pessoas. Ele deu uma contribuição financeira, de onde vem essa palavra provisão ou suprimento. Essa provisão possibilitou a eles voltar ao palco novamente e pegar a estrada para se apresentarem. Jesus Cristo, que é o meu maior patrocinador, vai me dar a provisão do Espírito Santo que preciso para fazer o meu “show” continuar e voltar à estrada. Posso receber todo dia, toda hora. 

Se você for muito rápido, poderá fazer tudo o que falei em 20 minutos, uma hora ou duas horas. Se você sente que as coisas estão saindo do controle, tem que fazer alguma coisa para fechar as portas para o inimigo. Se fizer essas coisas, vai se tornar tão forte que, da próxima vez que o diabo tentar lhe atacar, não vai conseguir. 

*Trechos da mensagem durante a Conferência de Ministros Verbo da Vida, em Julho de 2019  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA