Verbo FM

Meu Pastor – parte I

Ravine Farias
Professora do Rhema Brasil

“O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará…” Quantas vezes esse versículo já saiu da sua boca? Em quantos momentos ele já lhe ajudou a se erguer numa adversidade?

Esse é o primeiro verso de uma das passagens mais conhecidas da Bíblia. Escrito pelo salmista e rei Davi, este salmo tem feito parte da decoração de estantes, adesivos de carros, tem sido como um amuleto para muitas pessoas, inclusive cristãos.

Há uma versão que diz:

“O Senhor é o meu pastor e eu tenho tudo o que eu preciso” (Salmos 23.1 – Versão Novo Século)

Se formos parafrasear, podemos ver o salmista seguramente dizendo: “Como eu sei que o Senhor é o meu Pastor, eu posso ter a certeza de que nada (NADA MESMO!) jamais irá faltar na minha vida. Pois, assim como eu, um pastor de ovelhas, cuido das minhas ovelhas e não deixo que nada falte para elas(as protejo, alimento, dou abrigo, etc.), eu sei que o meu pastor não vai deixar que nada me falte, pois ele cuida de mim” (Pr.Rafael Keidann)

Logo no primeiro verso desse salmo percebemos o relacionamento pessoal e de confiança que Davi teve com o Senhor. Se você conhece um pouco da história desse homem você vai entender a sua intenção de transmitir a essência do trabalho de um pastor com suas ovelhas, algo conhecido profundamente por Davi que tinha sido por toda a sua juventude um pastor de ovelhas. Ele descreve seu serviço comparando aos cuidados que o Senhor tem com ele mesmo.

No verso seguinte Davi fala sobre o sustento do Senhor em sua vida, como um Pastor Fiel, o Senhor sempre o conduz aos pastos mais verdinhos e fofinhos onde ele poderia descansar e saciar sua sede junto aos ribeiros, ele diz o seguinte:

“Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso” (Salmos 23:2 – ARA)

No verso 3 ele ainda diz:

“Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmos 23:3)

Nesse verso, o salmista está confessando claramente que nada pode dar errado em sua vida, e não é por ele mesmo, mas porque o Senhor  vela por Sua Palavra, Ele o faz por amor ao seu próprio Nome. Confiar no Nome do Senhor nos traz essa certeza. Ele nunca muda, Ele é o mesmo hoje, ontem e será para sempre. (Hb. 13-8) Assim como na Nova Aliança podemos ver milagres, curas, sinais que seguem aqueles que crêem e que confessam o Nome de Jesus.

Agora falaremos do verso 4 que diz o seguinte:

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4)

Esse verso é tremendo! Confiança é isso, viver pela fé não quer dizer que não passaremos pelo vale. Algumas versões dizem “vale da escuridão”. Viver confiando em Deus é a certeza de que não ficaremos no vale, Ele é o Nosso Pastor e nos guia no vale para os caminhos planos.

Podemos nos encontrar muitas vezes em um vale de sombra, vale de medo, vale de problema financeiro, vale de desafio nos relacionamentos, vale de depressão ou vale de aparentes perdas. Nesses momentos, somos tentados a desistir, somos tentados a parar e voltar atrás. Não faça isso! Continue em frente porque depois de um vale existe uma grande planície cheia de bonança.

Estar passando pelo Vale não quer dizer que o pastor nos abandonou. Ele está conosco até quando passamos pelo terreno do nosso inimigo. Passe pelo vale, mas mantenha seus olhos no Senhor que é o Seu Pastor!

Até essa parte do Salmo 23 percebemos o salmista com uma visão de pastor. No início do verso 5 já percebemos a sua experiência de rei sendo comparada aos cuidados do Senhor.

1 Comentário

  • Tenho esse primeiro verso na porta do meu armário com a versão viva que diz: O Senhor é o meu pastor e de NADA terei falta, gosto disso e sempre que o vejo, o confesso. E tenho experimentado a provisão e o cuidado de Deus em todo tempo na minha vida. Ele é nosso Jeová Jiréh. Aleluiaaaaaaaaaaaaa

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!