Verbo FM

Não era um coelho na cruz

76394_159750630730932_2593509_nAndrey Carvalho
Pastor da Igreja Verbo da Vida em Goiânia-GO

Lembro que em meus anos de infância, no período da Páscoa, meu desejo era ter um ovo bonito para celebrar este tempo e lembro também dos filmes sobre a Paixão de Cristo, mas confesso que não entendia a relação entre o coelhinho e o Cristo sofrendo e sendo morto.

Ao crescer, graças a Deus, fui apresentado ao que a Bíblia diz sobre este fato. Entendi que o Cristo dos filmes que via quando criança era o meu Salvador e, que o coelho das propagandas não era real. Percebi, então, que ao mesmo tempo em que Deus se mostrava à humanidade como Pai, ela O via como um ser distante, indiferente.

Dessa forma, no memorial da Páscoa, Jesus foi trocado pelo coelho e a Ceia nas mesas das famílias foi decomposta pela diversão do chocolate. Tiraram o Cordeiro da cruz e colocaram o coelho lá.

 “[Mas], quem creu no que pregamos, no que ouvimos e vimos? Quem poderia ter imaginado que o poder libertador do Eterno seria assim?” (Isaías 53.1 – A Mensagem [Grifo nosso])

 Creio, no entanto, que isso é resquício do que Isaías indagou em seus escritos. Afinal, no que é mais fácil acreditar: num Deus que se fez homem e veio para sofrer dores e horrores morrendo cruelmente para salvar o mundo, ou num coelhinho bonitinho e mágico que transforma ovos em chocolate para a alegria das crianças?

Finalmente, quem imaginaria que para redimir a humanidade Deus precisaria morrer padecendo muitos sofrimentos? Quem diria que alguém se importaria tanto assim?

A verdade é que Ele se importou. Jesus é a Mensagem ministrada nos dias de Páscoa, Ele é o motivo pelo qual ainda temos o que celebrar. Cristo é a esperança de que tudo, ao final, será perfeito e que no presente as coisas podem ser mais doces do que um chocolate.

Talvez você e eu nunca imaginássemos que alguém pudesse se importar conosco ao ponto de morrer… mas, foi exatamente o que aconteceu e é por isso que continuamos a viver.

 “(…) foi do propósito de [Deus] tortura-lo e fazê-lo passar por toda dor. E, embora o Senhor o tenha feito como oferta pelo pecado da humanidade, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias para sempre, e a vontade de [Deus] prosperará em suas mãos.” (Isaías 53.10 – Versão King James [Grifo nosso])

No Velho Testamento, a Páscoa era a época, de todos os anos, para a limpeza dos pecados dos homens e para os sacrifícios de cordeiros a Deus, em adoração à Sua bondade. Ao celebrarem a Páscoa, os homens sabiam que Deus os perdoara as transgressões e que eles tinham mais um ano para viver.

No Novo Testamento, Jesus é a própria Páscoa. Ele é o plano de Deus para a purificação da iniquidade dos homens, e não só até o próximo ano mas de uma vez por todas; Ele é o sacrifício único e definitivo para salvar a sua e a minha vida; Ele é o Cordeiro que aniquila a transgressão.

 Portanto, na cruz imolado, não era o coelho, mas o Cordeiro.

“Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53.7 – NVI)

“Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas.” (Hebreus 9.28 – NVI)

Sabe, você e eu estávamos destinados a viver uma vida miserável e sem expectativas. Estávamos presos numa condição de pecado, tristeza, solidão, fraqueza e invalidez da qual jamais sairíamos, nem mesmo pagando com a nossa própria vida. Deus sabia que não conseguiríamos sozinhos e como Pai gerou Jesus, o Cristo (o substituto), para fazer o trabalho por nós, para nos purificar da maldade e nos dar vida de verdade.

 Então:

 “Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.” (Isaías 53.11 – NTLH)

 Pois:

 “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades;  o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” (Isaías 53.4-5 – NVI)

Porque,

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.” (João 3.16 – NVI)

Oro nestes dias para que você compreenda que a Páscoa representa tudo o que Deus fez por você, para você. Oro para que você desfrute, apenas desfrute, dessa nova vida que Cristo lhe proporcionou… sem dores, sem maldade, sem pecado, com Graça.

Desejo que hoje, exatamente agora, você aceite o presente que o Cordeiro Pascal (I Coríntios 5.7) lhe trouxe: vida eterna e paz.

*Texto retirado do site: http://www.andreycarvalho.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!