Verbo FM

Não há mais barreiras

13754576_1076843682369059_6518028562936446828_nHugo Henrique

Integrante dos jovens Invictus no Rio de Janeiro

Para entendermos o que será dito nesse texto é necessário que possamos entender como o templo na antiga aliança era organizado e estruturado. Nele haviam três portas: o caminho, a verdade e a vida.

As portas eram feitas de linho fino (qualidade do tecido – o melhor possível) de mais ou menos 9 cm de espessura. Para além de entendermos como o templo era organizado, temos que entender o que acontecia em cada uma das portas.

CAMINHO – É a primeira porta do templo, dava acesso do arraial para o templo, para o átrio (primeiro “cômodo” do templo), era o lugar onde os pecadores (todos da tribo) se achegavam para fazer os sacrifícios.

VERDADE – É a segunda porta do templo, dava acesso do átrio para o tabernáculo (lugar santo), onde só os sacerdotes podiam entrar.

VIDA – É a terceira e última porta do templo, dava acesso do tabernáculo para o Santo dos santos/ santíssimo lugar (onde a presença de Deus habitava), onde somente o sumo sacerdote poderia entrar (uma vez por ano), onde ele fazia a propiciação pelos pecados (“cobrindo” os pecados com o sangue oferecido em sacrifício).

Em João 14:6 Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai se não por mim.”

Com base no que já foi dito sobre a forma que o templo era construído vemos que Jesus estava dizendo as seguintes coisas: No caminho os sacrifícios eram entregues aos sacerdotes para que estes levassem para o sumo sacerdote. Quando Jesus se chama de caminho no versículo supracitado, Ele quer dizer que Ele é o sacrifício (perfeito), que seu corpo é o caminho. Que por meio dEle, pelo seu sangue temos perdão, somos redimidos e todas as outras coisas que estão no texto “Por meio dEle” postado anteriormente aqui na página.

Na porta da verdade somente os sacerdotes podiam entrar, só aqueles escolhidos para exercer sacerdócio poderiam passar por essa porta. Agora, com o sacrifício de Cristo, todos que passam pelo caminho (aceitam Jesus) passam a ser reis e sacerdotes, nação santa (1 Pedro 2:9). Jesus é a verdade, pois nEle recebemos uma nova realidade! Cristo é a nossa realidade! Recebemos uma Nova Vida (de dentro para fora).

A última porta do templo, a porta da vida, onde a presença de Deus habitava e apenas o sumo sacerdote tinha acesso (e deveria se consagrar para entrar lá) e este só podia entrar no santíssimo uma vez ao ano para fazer a propiciação dos pecados do povo. Jesus se apresentou à Deus como nosso sumo sacerdote fazendo a expiação (purificação) dos nossos pecados com o seu sangue! Tudo foi resolvido!

Jesus pagou o preço por TODOS os nossos pecados! Ele TIROU o pecado do mundo. Nele, agora, temos vida eterna e a presença de Deus deixou de habitar em templos para habitar dentro de nós! Quando Jesus fala “Está consumado” na Cruz, Ele quer dizer ao Pai que o problema que separava o homem de Deus estava resolvido! E quando Ele morre o véu do templo se rasga (de cima para baixo – do céu para a Terra), rompendo as barreiras que separavam o homem de Deus, a partir de então NÃO HÁ MAIS BARREIRAS entre o homem e Deus, fomos eternamente reconciliados com o nosso Pai!

Contextualizando o que Jesus disse em João 14:6 e o que foi dito nesse texto, passamos a entender que Jesus disse: “Eu sou o (único) caminho, a (revelação de toda) verdade e a vida (eterna), e ninguém vem (se reconcilia com) o Pai se não por mim (sem o aceitar é impossível se reconciliar com o Pai).”

A partir de então a presença de Deus deixou de habitar em templos feitos por mãos humanas e passou a habitar dentro de nós e é por meio de nossas vidas que a presença de Deus se manifesta no mundo em que vivemos. Aproveite que não há mais barreiras entre você e Deus e desfrute de um relacionamento diário com o Pai.

2 Comentários

  • Muito perfeito esse texto, que explicação exemplar.
    Parabéns!!! É ISSO AÍ, somos tabernáculo de Cristo, ele habita em nós.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!