Verbo FM

Não perdoar invalida a cruz

Talita AmericoTalita Américo

Graduada do Rhema em Pinheiros, SP

“… E perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores” – Mateus 6:12

Sinceramente, acho que poucas coisas podem parecer tão injustas quanto o perdão.

Antes que você queira me julgar por esta afirmação, pense comigo: Que justiça há em perdoar alguém que tenha matado seu filho?  Que justiça há em perdoar o homem ou a mulher que desfez seu lar? Que justiça há em perdoar alguém que te caluniou? Racionalmente nenhuma.

Vejamos que Deus criou o homem com um belo plano, que incluía dominar tudo o que existia na Terra. O homem entregou o poder que era seu ao diabo e Deus viu que isso não era justo, porque o homem foi enganado. Mas se o homem deu com suas próprias mãos, como Deus poderia intervir? Claro que Deus tinha um plano, mas que levava, humanamente falando, tempo para se concretizar.

Neste tempo houveram guerras, assassinatos, Sodoma e Gomorra, Absalões matando seus irmãos, mentiras, avareza. O pecado crescia em diversidade, bem diferente do paraíso que Adão e Eva haviam conhecido.

Quando o plano de Deus entrou em ação, veio Jesus para cumprir a Lei, que norteava o que era pecado e quais as boas práticas. Ele viveu como homem, e morreu na cruz sem ter cometido pecado algum. Ele conseguiu. Passou toda sua vida sem pecar, mas morreu como um pecador, acusado pelo peso do meu e do seu pecado.

Que justiça há em um inocente morrer por um culpado? Nenhuma! Bom, ao menos essa é a questão “lógica” da coisa.

Mas vejamos, existe algo criado por Deus chamado Graça. Mediante a graça somos salvos (Ef 2:8). Antes que você me pergunte, graça é um favor, um grande favor em bondade por algo que eu não merecia receber.

Eu merecia que Jesus levasse meu pecado? Não! Eu merecia que Deus me perdoasse? Não!

Mas a graça me alcançou, e Deus me perdoou em Jesus.

Agora pense: se Deus pôde perdoar, porque eu também não posso fazê-lo?

Não perdoar o outro, me torna alguém que invalida a cruz. Se uma pessoa não merece o seu perdão, porque você mereceria o perdão de Deus?

Quando você perdoa, o livre é você. Pode doer mas lembre-se que pra Jesus também doeu te perdoar.

Seja abençoado na prática da palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!