Não somos Descartáveis 

Postado em
5
1634

por Leonardo Vieira Arseno

(Aluno do primeiro ano do Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Araripina-PE)

O que eu acho mais lindo no Senhor é a sua capacidade em amar, acreditar e investir em pessoas, mesmo que não receba nada em troca. Deus nos mostra através do seu infinito amor que não somos descartáveis, não somos como um frasco de Shampoo que, após secar por completo, é descartado e jogado fora. 

Certa vez, eu ouvi um homem de Deus questionar: “Se você estivesse em estado vegetativo e não pudesse mais oferecer nada para ninguém, quem ainda permaneceria do seu lado?” Esse questionamento me fez refletir a cerca de várias coisas em minha vida.

Poxa! de fato os relacionamentos terrenos, entre os homens, estão embasados em uma contraprestação: “Eu sou amigo de fulano por que ele me faz rir; Sou amigo de ciclano por que ele tem palavras sábias; Eu amo beltrano por que vejo o seu comportamento e concordo com a sua conduta”. Por que, porque, por quê, o porquê … são tantos porquês e, mesmo assim, não sabemos o real motivo pelo qual amamos as pessoas.

Isso ecoou em meu coração: “e se eu não pudesse mais oferecer nada pra ninguém, quem permaneceria ao meu lado?” Sem receber nada em troca, nem um sorriso, um abraço, palavras sábias, dinheiro, nenhum tipo de carinho. Quem ainda assim permaneceria? 

É por isso que eu admiro tanto o Senhor. Ele permaneceria comigo! Ele me ama não pelo o que tenho a oferecer, mas por quem eu verdadeiramente sou! O simples fato de existir já é o suficiente para me amar sem precedentes, sem medidas, sem condições! Nada pode nos separar desse amor!

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8.38-39)

Você já se encontrou nessa situação? Onde você parece ter perdido a função, parece ter se tornado inútil? E, então, como aquele frasco de Shampoo seco, também  é descartado fora? Eu já! Deixar de ser amado por alguém que você ama dói. Mas calma, não é o fim! 

Deus, te fez com um propósito gigantesco, não são pessoas que vão determinar se você é útil ou não, já foi determinado pelo autor e consumador da sua vida, é Ele quem sabe porque te chamou. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11)

Se você já passou, ou está passando por algo assim, lembre-se que pessoas, assim como você, são falhas, têm defeitos e, às vezes, estão magoadas com algo. Vamos ser justos certo? Ninguém deixa de amar alguém sem um motivo, ainda que não justifique a falta de amor, deve haver um motivo que causou tudo isso. É justamente uma brecha como essa que o diabo usa para roubar, matar e destruir relacionamentos. A Palavra de Deus nos adverte: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5.8) Ele sabe que sem amor o homem está perdido!  
  
Não perca tempo com pensamentos infrutíferos de que você não tem valor para alguém, porque isso não é verdade, você tem sim valor. Você foi comprado com preço de sangue, sangue de um inocente que decidiu morrer por mim e por você para que fôssemos salvos e pudéssemos desfrutar livremente do amor de Deus, que excede todo entendimento.

Coloque-se no lugar do outro, entenda as suas dores, ame sem precedentes, ame pelo simples fato de querer ver o bem sem olhar a quem. Estruture-se em relacionamentos saudáveis e nunca desista de ninguém, continue acreditando, ainda que seja difícil, não desista, pois, ninguém é descartável, todo mundo tem o seu valor!

Não ame por conveniência, ame porque você decidiu se parecer com Jesus!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA