Verbo FM

O alicerce da reputação

MONALISA-PDFMonalisa Peixoto
Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Quero falar de um tema que é bem valorizado no meio daqueles que servem a Deus: a Reputação! A ideia não é citar uma lista de coisas que você “deve” ou “não deve” fazer, mas sim te fazer refletir um pouco sobre a importância de não só parecer, mas ser cristão! Porque os homens podem ver a aparência, mas o Senhor vê além da aparência, o coração! Prossigamos…

Quando vou estudar sobre algo, gosto de buscar a raiz das palavras (etimologia), e sobre reputação eu encontrei o seguinte: “vem do latim e traz a ideia de consideração, refletir sobre, estimar”. Reputação também se relaciona a “conceito”, ou seja, compreensão, “pegar mentalmente”, entender. No dicionário, reputação significa: “receber um (bom ou mau) conceito a partir da sociedade em que se vive, possuir um nome”. Trazendo para a realidade virtual, podemos dizer que reputação é sua capa, aquilo que você demonstra ou aparenta ser. Sua reputação condiz com o que você é?

A Palavra nos ensina a respeito da reputação. Provérbios é um livro que traz vários conselhos para a vida do cristão, e no capítulo 22 fala quea reputação vale mais do que grandes riquezas”. O interessante é que no capítulo 3 diz assim:

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” (Provérbios 3.3-4).

Notem que a chave é carregar o amor e a fidelidade e gravar esses valores no coração para então obter boa reputação! No Reino de Deus, a ordem dos fatores altera o produto!

Quando priorizamos a reputação (aparência), ao invés do coração (homem interior), corremos o risco de tentar agradar aos homens mais do que a Deus. A Bíblia nos alerta que “mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5.29). Muitas vezes postamos imagens, textos edificantes e até versículos em nossas redes sociais, mas qual tem sido nosso foco principal: agradar a Deus ou ganhar curtidas? E digo mais: será que temos praticado aquilo que postamos? Um exemplo disso são os fariseus, que mesmo tendo uma “boa reputação”, aparentando muita “espiritualidade”, o coração deles não estava acertado. Veja o que Jesus disse:

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.(Mateus 23.27-28)”. 

Assim como as árvores que são conhecidas pelos frutos, temos que evidenciar para o mundo a vida de Deus que existe em nós, de dentro pra fora! Precisamos sim ter uma boa reputação (Atos 6.3), nos afastar de toda aparência do mal (I Tessalonicenses 5.22) e ter cuidado para que nossos comportamentos não sejam como pedras de tropeço na vida dos nossos irmãos. Mas acima de tudo, precisamos guardar a Palavra em nossos corações, praticá-la dia após dia e assim vamos não só construir como manter erguida uma verdadeira reputação de filhos e servos de Deus! 

2 Comentários

  • Bom dia e a paz do Senhor.
    Fui escolhido na minha igreja para estar falando juntamente sobre esse assunto.
    Será que eu poderia usar parte que você escreveu para estar falando?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!