Verbo FM

O dom de profecia

por Humberto Albuquerque
*Pastor da Igreja Verbo da Vida Zona, em Recife

“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação” (1 Coríntios 14.3).

A igreja do Senhor Jesus Cristo deve ser tocada pelos cinco dons ministeriais. Não podemos atribuir o profético somente ao profeta. Todos nós podemos, em certa medida, tocar nos cinco dons ministeriais. Um bom aconselhamento não nos faz um bom pastor, nem muito menos quem profetiza é um profeta. A Igreja precisa desfrutar do profético. Devemos ficar sensíveis ao mover do Espírito.

A busca pelo dons também significa intensidade em Deus.

Devemos aprender a andar em amor e buscar os dons espirituais. Quando você procura os dons, você está sendo intenso em Deus. Devemos ter intensidade quando estamos procurando os dons espirituais. Você pode estar se perguntando: “O que é profetizar?”. Profetizar é trazer o ponto de vista de Deus para assuntos na terra. A igreja é a única instituição liderada por Deus para fazer o céu na terra. Quando nós nascemos de novo, somos condicionados a liberar céu aqui na terra. Tudo isso pelo poder do Espírito Santo. Nós podemos fazer tudo o que a Bíblia diz que podemos fazer. 

A profecia edifica, exorta e consola. 

Edificação, consolo e exortação são três aspectos da profecia na nova aliança.

Edificar: significa estruturar, tornar eficaz. Existem pessoas que, ao invés de estruturarem a vida de outras pessoas, estão desestruturando-as. Quando somos fiéis naquilo que é dos outros nos qualificamos para receber o que é nosso. É se envolvendo com Deus em intimidade que Ele confiará outras pessoas a nós. Uma palavra inspirada tem força para mudar a vida de pessoas.

Exortar: significa chamar para perto ou encorajar. Deus ver valores onde a sociedade só vê defeitos. Muitas vezes, quando tivermos debaixo da influência do Espírito de Profecia, iremos enxergar virtudes ao invés de defeitos. Não devemos nos associar com aqueles que vivem em uma geladeira. Quem nasceu no fogo não pode viver na fumaça. Fé é a prova da existência de algo que não é tangível aos sentimentos, mas existe. Fé recebe como fato real o que não é revelado no reino dos sentidos. 

Confortar: significa alegrar e animar pessoas. Podemos profetizar com intuito de alegrar e animar pessoas. Deus vai usar nossas bocas para alegrarmos pessoas que estão desencorajadas e tristes. A intimidade vai manter a intensidade.

Esse é o principal objetivo da profecia: ficar mais parecidos com Deus.

*Trechos da mensagem durante a Conferência Nacional de Homens, em outubro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados