Verbo FM

O jovem viajante

Felipe Aguiar

Graduado da Escola de Ministros Rhema

Fui selecionado pela Comissão Fulbright para ensinar português e estudar por um ano em uma Universidade dos Estados Unidos. E aí começou minha jornada por esse país.

Malas prontas, roteiro planejado, passagens compradas. Mas ao mesmo tempo, perguntas permeavam a minha mente enquanto eu viajava: onde vou morar? Será que vou gostar da Universidade? Será que vou me adaptar ao clima?

Bem, sempre fui uma pessoa muito flexível, e viajar, mesmo sozinho, nunca foi um problema de fato. Mas o que torna essa viagem especial é o longo período que ficarei longe da minha família e longe do Brasil. Mas, como Deus sempre fez, ele me surpreendeu com sua bondade. Desde o princípio fui muito bem recebido aqui em Albany, no The Collegeof  Saint Rose. Fiquei por alguns dias em um dormitório, enquanto procurava o lugar onde ficaria em definitivo. Por dias procurei, olhei na internet, andei vários quilômetros pelas redondezas, para no fim dar de cara com um apartamento na esquina da Universidade. Deus já tinha providenciado tudo!

Eu costumava dar aulas de inglês no Brasil, e tinha muito pouca experiência com o ensino de português, ainda mais para estrangeiros. Isso me causava certo desconforto, mas ele durou apenas uma semana! Depois disso, percebi que ensinar qualquer língua para estrangeiros é praticamente a mesma coisa, só mudam alguns detalhes. E passei a gostar de ensinar português tanto quanto gostava de ensinar inglês no Brasil. Mais uma surpresa!

Para finalizar, eu sempre soube que ensinar português aqui era apenas uma “desculpa” para uma coisa maior que Deus tinha preparado. Congregar sempre foi muito importante para mim, e não conseguiria viver sem uma comunidade de cristãos para caminhar junto. Eu me lembro de que, ao orar com amigos sobre essa viagem, ainda sem saber muitos detalhes do meu destino, oramos pra que Deus levantasse um grupo de cristãos para me acolher aqui. Mas, no mesmo instante, nos corrigimos: se eu estou sendo enviado para lá, é porque lá já existe um grupo de cristãos do qual farei parte. Já está tudo pronto!

E foi exatamente isso que aconteceu. Logo na primeira semana conheci todos os novos estudantes internacionais, e descobri que muitos deles eram cristãos. Daí começamos a desenvolver amizade enquanto íamos juntos visitar as igrejas da cidade. Ao todo, visitei mais de sete igrejas aqui até me decidir por qual iria congregar. E, no caminho, acabei ganhando novos amigos e conhecendo um ministério maravilhoso que atua no campus de várias universidades do estado de Nova York – o BASIC (Brothers and Sisters in Christ – Irmãos e irmãs em Cristo)

Logo nas primeiras semanas eles anunciaram que precisavam de músicos para ajudar nas reuniões e me prontifiquei a ajudar. Na semana seguinte, já estava ministrando música com o Kelvin, um dos conselheiros do ministério. Acabamos nos tornando bons amigos, e hoje compartilhamos de tudo o que fazemos, dentro ou fora da universidade.

Ele é um grande incentivador, na verdade um pastor “sem o cargo”, mas com o coração entregue a cuidar de pessoas. No último fim de semana, viajamos 4 horas para participar da Conferência de todos os Basic, e foi uma experiência inesquecível! Jovens sedentos por mais de Deus e com uma paixão incrível por fazer a diferença nas suas universidades.

Ainda estou desvendando as maravilhas que Deus está por fazer comigo aqui, mas nunca estive tão animado! O tempo está passando rápido, e daqui a pouco esse programa chegará ao fim, mas os resultados e as experiências permanecerão comigo para sempre.

Na última semana, tivemos um batismo na piscina da Universidade. Vários jovens foram batizados, confessando publicamente sua decisão por Cristo. Foi uma grande festa, e muito emocionante ver que Deus está agindo aqui no campus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!