O justo viverá pela fé?

Postado em
0

por Francisco Santos Junior
(Graduado do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

 

Nós como cristãos sempre temos como expressão falada, em nosso meio, que o “justo viverá pela fé”. É bíblica essa expressão, mas muitos de nós cristãos não sondamos a substância que há nessa expressão. Vivemos por fé sim, porque esta nos ajuda a viver, mas por qual razão o justo tem na fé sua força para viver? Nesse artigo vamos esboçar os 4 versículos onde essa expressão se encontra, explicando os contextos e os motivos porque essa expressão foi inserida.

A primeira menção desse versículo é no livro de Habacuque, e que demonstra de forma inaugural de que o justo vivera pela fé:

“Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela sua fé” (Habacuque 2.4).

É relatado no contexto, uma visão que ia ser revelada, e que isso ia se cumprir, e no tempo certo. O Senhor responde, de tal forma, que ele não só diz que vai cumprir a visão e responder o clamor do profeta, mas foi mais ousado, mandou o profeta escrever a visão pra todo mundo ver que o que seria dito vai se cumprir, e no tempo certo.

Essa foi a primeira menção da fala “o justo viverá pela sua fé”, o que Deus falou vai se cumprir, dentro do tempo certo, que não devamos desfalecer, a ponto de escrever como modo de registrar (para lembrança) a ponto de mostrar a qualquer um (Habacuque 2.2), que Deus falou e que certamente irá acontecer, na fé encontramos firmeza e confiança no cumprimento da promessa de Deus dada a nós.

Outra das menções é no Novo Testamento, em Romanos, que cita essa notável expressão:

“Porquanto não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’” (Romanos 1.16-17).

Nesta outra menção, nós vemos que a fé manifesta a justiça de Deus, em resumo, a restituição da dignidade ao homem, da sua posição diante de Deus sem mácula, sem culpa, sem débito diante do Senhor. É falado no contexto que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (v.16), com a fé nós acessamos o poder de Deus que há no evangelho, um poder pra Salvar o pecador e trazê-lo ao reino, mas também essa salvação  (no grego sozo) garante cura, preservação, paz e prosperidade, um verdadeiro pacote completo para a vida do crente em Jesus Cristo.

Uma citação em Gálatas 3 demonstra outra qualificação do justo que vive pela sua fé:

“É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé” (Gálatas 3.11). 

Nesta citação, o contexto do capítulo é bem importante para entendermos porque o justo vive pela fé. No contexto do versículo, onde se insere essa palavra, é falado que por vivermos pela fé, não obteremos a justificação diante de Deus pela lei, visto que estamos em outro contexto espiritual, que com a fé em Cristo nos justifica perante o pai.

Com isso não precisamos permanecer em práticas de lei, não precisamos dos ritos da lei para ter a bênção de Abraão, porque pela fé em Jesus, temos a capacidade para abençoar nossa vida, trabalho e negócios para dar resultados produtivos.

Para finalizar essa revelação de que o justo vive pela fé, temos a ultima citação dessa expressão que está em Hebreus 10, e que mais uma vez explica mais esta questão:

“Em verdade vos afirmo que necessitais de perseverança, a fim de que, havendo cumprido a vontade de Deus, alcanceis plenamente o que Ele prometeu; pois dentro de pouco tempo “Aquele que vem virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele” (Hebreus 10.36-38).

Essa fala em Hebreus nos mostra que a fé tem ação completa na perseverança, para obtermos as coisas pela fé, devemos estar em perseverança, na busca e no cumprimento da vontade de Deus para alcançarmos o que Ele tem nos tem prometido. A fé é instrumento para continuarmos na caminhada, na fé temos confiança para andarmos na caminhada que agrade a Deus, e que por ela nós sejamos expoentes do agir divino em nossas vidas.

Agora entendendo porque o “justo vive pela fé” nos alimentemos dessa consciência. Não deixemos de saber que vivemos pela fé, e é a fé que nos move, nos fortalece, nos conecta a Deus,

Ela é poderosa em nossas vidas e está disponível para outras vidas que a querem, recebendo a salvação, por isso ande por fé, olhe por fé, mova-se em fé, viva pela fé. É pela fé que temos a verdadeira vida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA