Verbo FM

O Penhor da nossa Herança

O Penhor da nossa Herança

Thiago Freitas
Professor do Rhema Brasil

Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o PENHOR da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. Efésios1.13-14

Quando Paulo fala do Espírito como o “penhor da nossa herança”, ele não esta se referindo simplesmente ao fato de alguém “herdar” os bens de uma pessoa que morreu – uma herança que pode ser recebida antecipadamente, em parcelas. Ele também não esta se referindo, como muitos cristãos imaginam, a “ir para o céu”, como se a bem aventurança celestial fosse à herança maior que Deus preparou para nós. Ele recorre a um tema bíblico de grande interesse e o desenvolve em uma direção nova e surpreendente. Quando entendemos isso descobrimos por que o Espírito nos é dado.

O tema a que Paulo se refere quando fala da Herança vindoura, da qual o Espírito é a garantia, é bastante conhecido: a história do Êxodo, na qual Israel escapa da escravidão do Egito e segue em direção à terra prometida. Canaã, era a Herança prometida a Israel, o lugar onde eles viveriam como povo de Deus. Como sinal dessa promessa e para conduzi-los, Deus foi com eles pelo caminho, uma santa presença guiando e dirigindo o povo.

Assim, quando Paulo fala do Espírito como “garantia da nossa herança” o que ele esta dizendo na verdade é: vocês agora são o povo do verdadeiro Êxodo. Vocês foram libertos do império das trevas (Egito) e estão de caminho, Guiados pelo Espírito, rumo à Herança de vocês, o Novo Céu e a Nova terra.

Agora quero te despertar, como disse a pouco, para o sentido surpreendente que Paulo conduz o conceito de herança. Além da pensarmos em termos de futuro, a palavra grega para Herança, nos transmite um conceito que se aplica também para o presente. A palavra grega arrabôn significa: um sinal presente daquilo que está por vir, um antegozo. Esse conceito concorda com as palavras do escritor aos Hebreus. O autor, falando sobre o tipo de experiência que é experimentada por aquele que crê em Jesus, nos diz no verso cinco, do capítulo seis: provaram a boa palavra de Deus, e os PODERES DO MUNDO VINDOURO…

Quando a bíblia fala sobre o mundo vindouro, ela está falando de um mundo que está a espera para nascer; um mundo onde todas as coisas serão restauradas, toda a maldição eliminada. Na visão do Apóstolo João em Apocalipse 21 e 22, Deus habitará com os homens, não haverá maldição, nem choro, nem pranto, nem dor, pois as primeiras coisas passaram. Mas o que o autor aos Hebreus está nos dizendo é que começamos a experimentar hoje o que será pleno no Novo céu e na Nova terra. Como diz o Historiador e teólogo N.T. Wright: “O Futuro de Deus chegou no presente”. Em outras palavras, estamos provando já no presente, o que será pleno no mundo vindouro.

Quando olhamos para a obra de Jesus, isso fica claro, nítido. Em Jesus o futuro de Deus se manifestou no presente com o propósito de sinalizar para a humanidade toda a restauração que Deus estava trazendo por meio de seu filho. Ap 21.4 nos mostra que o “tabernáculo de Deus estará com os homens, Deus mesmo habitará com eles”

Quando Olhamos para o evangelho de João enxergamos claramente Deus “antecipando” isso em Jesus: E o Verbo (que estava com Deus, que era Deus) se fez carne e (tabernaculou) habitou entre nós… Jo1.14. No capítulo 14 do mesmo evangelho Jesus diz que tudo o que fez, ele o fez porque o Pai que habitava nele, estava fazendo as suas obras (Jo 14.10).

Enxergamos no mesmo capítulo 14, Jesus nos dizendo que seríamos habitação do Espírito: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.(Jo14.16-17). De fato, o Espírito nos é dado para que possamos nos tornar aquilo que Jesus foi: parte do futuro de Deus chegando ao presente. Ele nos foi dado para que possamos compartilhar da vida e da Obra de Jesus. Nós, os que cremos em Jesus, recebemos o Espírito como uma “amostra” de como será o novo mundo. Ele é em nós a presença de Deus nos conduzindo, guiando, advertindo, entristecendo-se com as nossas falhas, e celebrando os avanços enquanto vamos em direção à nossa Herança.

A cura dos enfermos no ministério de Jesus carregava também esse sentido de “antecipação”. Na era vindoura toda a enfermidade será eliminada, não haverá morte. A boa nova é que pela fé podemos agora começar a experimentar o que um dia será pleno. Ele já levou as doenças, ele já nos livrou de toda a maldição, por isso não precisamos esperar chegar lá para vivermos saúde divina, pela fé estamos provando os poderes do mundo vindouro já na presente era. Não só provando em nossa vida pessoal, mas também somos veículos, instrumentos de cura e restauração para outros. Como o próprio Jesus nos comissionou: se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados (Mc 16.18)

No mundo vindouro, todo comportamento desumano consequente do pecado será completamente extirpado.Podemos e devemos antecipar isso no presente, vivendo pelo espírito, manifestando o fruto do espírito, sendo na prática aquilo que fomos criados para ser: seres humanos que refletem a imagem de Deus para o mundo. O Espírito nos é dado para dar início à obra de tornar o futuro de Deus real no presente.

Concluo dizendo que um elemento chave da vida cristã é aprender a viver de acordo com o padrão do mundo futuro de Deus, mesmo continuando a viver nesse mundo presente. Aqueles que seguem a Jesus são chamados a viver de acordo com o padrão do novo mundo de Deus.

7 Comentários

  • Maravilhoso esses estudo .
    Falou tremendamente comigo trazendo um despertamento profundo pela luz dessa revelação

    Resposta
  • Louvo a Deus pela vida dos irmãos que tem realizado este trabalho de propagar a Palavra de Deus de forma tão enriquecedora, parabéns!

    Resposta
  • Quero agradecer primeiramente a Deus por usar seus servos/as para propagar a Palavra a Deus, Glória a Deus.
    • Muito bom artigo a respeito do penhor do Espírito
    Santo de Deus, compreendi que devemos estar
    vivendo em conformidade com aquilo que
    viveremos no mundo vindouro!

    Resposta
  • A nossa vida, em Cristo, é crescente, ou seja, aprendendo para q o meu hoje, eu como pessoa, serva, seja melhor q o ontem e inferior ao amanhã; foi o q esse estudo me proporcionou.
    Deus abençoe!!!!

    Resposta
    • Primeiramente eu também quero agradecer a Deus por ter inspirado seus servos a criar esse site e me trazer até aqui.
      Nesse artigo, Deus me ajudou a almentar a minha fé nele, é conseguentemente entender um pouco mais da sua bondade…. E com isso é vários outros motivos, me motiva a aprender mais sobre a sua palavra…..
      Obrigado Deus 🙌❤🙏

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados