O poder da honra

Postado em
1

por Carlos Júnior (Recife-PE)
*Pastor auxiliar da Igreja Verbo da Vida Zona Norte 

Existe um poder na honra. Embora a honra seja um valor cada vez mais raro no mundo, uma cultura de honra faz parte do Reino de Deus, cabendo a nós, como igreja, levantarmos essa bandeira na nossa sociedade.

Honrar as pessoas é resultado de honrar a Deus e esse é um princípio que desata o poder de Deus em nossas vidas: “A honra é um dos princípios de pessoas que querem crescer em Deus”. Somos filhos de Deus e devemos ser as pessoas mais “honráveis” nesta terra. Honra é uma palavra cada vez mais rara no mundo.

Somos nós, a Igreja, que vamos levantar a bandeira desse valor na nossa sociedade.

No livro de 1 Samuel 2.30 está escrito: “Portanto, diz o Senhor , Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor : Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos”.

“Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor , e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Demorando-se ela no orar perante o Senhor , passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor . Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor , e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o Senhor , ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi” (1 Samuel 1.10‭-‬20 ARA).

Quando você honra a Deus, Ele vai responder a você com honra. A resposta de honra de Ana liberou o favor de Deus na sua vida. Mesmo que pessoas confrontem você, permaneça com a conduta que vai honrar a Deus. Não limite o que Deus quer fazer na sua vida pela falta de andar em honra.

O alvo do nosso coração deve ser honrar a Deus. Se você honra a Deus, você vai honrar pessoas. A honra que Deus espera é algo que vem do coração.

“O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu (Isaías 29.13 ARA).

Se você pega a Palavra de Deus com honra, milagres da parte de Deus são liberados.

Mateus 8.5‭-‬13 diz: “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado”.

Em Mateus 8.13, o centurião, autoridade em Roma, honra a Jesus lhe chamando de Senhor, e Jesus, em resposta à sua honra, diz: Eu vou curá-lo. O centurião honrou quem Jesus era e o poder da Palavra. Uma palavra da parte de Deus é suficiente para resolver uma situação em sua vida.

A honra acelera processos em sua vida. Na mesma hora que o homem honrou a Jesus, o milagre aconteceu.

“Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro [e Sidom]. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se, porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés. Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio. Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha. Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara” (Marcos 7.24‭-‬30 ARA).

“Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar” (Marcos 6.2‭-‬6 ARA).

A única coisa que impediu Jesus de fazer a vontade de Deus foi a desonra. A honra tem uma lei de comportamento: tudo que você faz em honra dá certo. O centurião expressou sua fé pela honra. Não trate as coisas de Deus como algo comum na sua vida.

Honrar é dar valor, desonrar é tratar como comum.

A honra é um dos princípios de pessoas que querem crescer em Deus. A honra é como um ímã que atrai o favor de Deus para sua vida.

“Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera” (Atos 3.4‭-‬10 ARA).

O milagre que você precisa vem de Deus, mas tem pessoas ungidas, portando a Palavra, que desatam o seu milagre aguardando o seu reconhecimento de honra.

A falta de honra faz parte da cultura do diabo para parar você. Confie no poder da honra! O que Deus tem para você já está pronto. O que Ele precisa é ter confiança no seu coração de que você obedecerá aos Seus comados.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA