Verbo FM

O Senhor é a nossa força

Humberto Albuquerque
Pastor da IEVV Zona Norte-Recife

Não é a oportunidade para fracassar que faz de você um fracasso na vida. O que você faz com essas oportunidades é que determina se você vai ser um fracasso ou um vitorioso.

Sabemos que Jesus não desceu dos céus para ser servido e sim para servir. Precisamos entender que necessitamos de Jesus para acertar na vida. Nossas incapacidades, falhas e erros não fizeram com que Deus nos rejeitasse. Deus nos amou de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito. Deus vê valores onde o homem só vê defeitos.

Nossa incapacidade e fraqueza não nos impedem de termos sucesso na vida. Precisamos não desistir e viver uma vida pela fé.

“Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai”  (Juízes 6.11 -15)

Deus escolheu o menor e que tinha consciência de quem era. Ele não está procurando quem já está pronto. Ele é o Alfa e o Ômega.

“Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;  pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus”. (I Coríntios 1.26 -29 )

Deus usa o sobrenatural para confundir o sistema natural. Jesus veio para os fracos e os inseguros. Deus rejeita o soberbo, mas dá graça àqueles que se humilham em Sua presença e suas fraquezas começam a ser supridas. Ele delegou a Sua autoridade ao homem que tem legalidade para viver aqui na Terra e precisa do homem para fazer a Sua obra.

“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”. (II Coríntios 12.10)

FRAQUEZAAstanéia (Grego) significa falta de força, debilidade, falta de habilidade para produzir resultados.

GRAÇA é o favor de Deus. A nossa incapacidade é suprida pela graça de Deus.

Temos que nos alegrar nas fraquezas para desfrutar das coisas de Deus. O problema é que nas fraquezas muitas pessoas se abatem e ficam de “cara amarrada” se fechando e impedindo a atuação da graça de Deus. Mas, os cinco sentidos do homem não concordam com isso.

“Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte”. (Joel 3.10)

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. (Romanos 8.26)

A fraqueza é do homem, o auxílio vem de Deus. Precisamos erguer a cabeça em meio às circunstâncias acreditando no auxílio do Espírito Santo. A função dEle é assistir e não realizar. Sem Deus não podemos, sem o homem Deus não quer.

Quando lemos a Palavra somos nós que somos abençoados ao descobrir o que Deus já fez por nós.

“Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito”. (Romanos 8.5 )

A carne não tem nada a ver com as coisas de Deus. Vivemos pela fé e não pelo o que vemos. Ao meditar sobre o contentamento o Espírito Santo revelou que ser contente é uma pessoa que vive independente do governo das coisas que estão do lado de fora. Vive intimamente envolvida com as promessas e a Palavra de Deus. Vive bem com ou sem as coisas.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I Coríntios 2.14)

A única coisa que o homem precisa é não ser um murmurador, e sim, ser um adorador. O Senhor é a minha força!

Fé tem ação e você precisa agir pela Palavra.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” (II Coríntios 1.3)

“Pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade”. (II Coríntios 4.2)

Deus de toda a consolação – Parakletos = alívio do padecimento.

Só existe misericórdia porque Deus inventou, Ele é o Pai da Misericórdia. Quando você acredita que Deus está cheio de misericórdia e ouvindo o teu clamor, o refrigério vem, pois Ele é o Deus de toda a consolação. Devemos nos achegar a Deus confiadamente para receber socorro em ocasião oportuna.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!