Verbo FM

Olhe para o Pai

por Cintia Angra

(Graduada no Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Se você já foi a uma apresentação de bebê, certamente ouviu a declaração de Provérbios 22.6, que orienta a ensinar a criança no caminho em que deve andar. Esse precioso versículo é um lema de vida de pais cheios do Espírito Santo, mas também, deveria ganhar a atenção de todos nós que somos filhos de um Pai que ama se revelar e que deseja que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Quando Deus inspirou o sábio Salomão a escrever Provérbios 22.6, estava ensinando o que Ele mesmo faz com cada um de nós, Seus filhos. O princípio para os pais naturais, veio do exemplo de nosso Pai espiritual. Contudo, se pensarmos que esse versículo é somente para os pais, não nos veremos na posição de filhos e, assim, não alcançaremos o resultado esperado.

Jesus, o primogênito dos filhos de Deus, veio nos ensinar sobre a importância de olharmos para o Pai, revelando um segredo tão simples, que passa despercebido pela maioria: precisamos observar o que Deus, nosso Pai, está fazendo! Dessa forma, aprenderemos com Ele a maneira certa de agir, reagir e interagir com todos ao nosso redor.

O problema é que na caminhada da vida, parece que muitos estão dispersos, olhando para o mundo e situações ao seu redor, ao invés de prestar atenção naquilo que Deus está fazendo. Outros ainda olham somente para as mãos de Deus, focando no que Deus tem a oferecer, mas esquecem de fixar seus olhos no coração, na intenção, nos propósitos, no caráter de nosso Senhor.

Olhe para o Pai e descubra sua essência e caráter, e você saberá que Ele te abençoa porque te ama; que Ele cura porque é a fonte da vida em abundância. Foi exatamente isso que Jesus fez para ter uma vida marcada por milagres e incontáveis manifestações de poder e amor: o que Ele via o Pai fazer, isso fazia a todos ao seu redor.

“Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas”. (João 5.19-20)

Não sejamos com um filho que só presta atenção no celular, enquanto viaja com o pai. Se ele focar somente em seus filmes ou joguinhos, nunca aprenderá o caminho que o pai, como um animado guia turístico, tenha lhe mostrar. Desatento, o filho nunca saberá percorrer o mesmo caminho sozinho, pois não estava prestando em nada que o pai estava fazendo ou falando.

Desde a antiguidade Deus se revela ao homem: Eu sou o Deus que te sara, Eu estou contigo todos os dias; Eu Sou o Deus criador do céu e da Terra; Sou o Deus do impossível… Eu Sou! Contudo, se nossos olhos estiverem focados somente nos problemas e circunstancias da vida, nunca descobriremos quem Deus é ou o que Ele faz, nem aprendermos os Seus caminhos. Ou seja, nunca teremos uma caminhada vitoriosa e não chegaremos ao fim que Deus planejou para nós.

Simplesmente olhe para o Pai! O mundo pode está desabando do seu lado, mas se você olhar para o Pai, verá que Ele está agindo em seu favor e que Ele não se abalou nempor um segundo. Você poderá agir com sua vida e em favor de outros, e ainda desfrutará da paz que excede todo entendimento. Tudo porque seus olhos estavam na direção certa.

Olhe para o Pai e veja o que Ele está fazendo por você. Olhe para o Pai e descubra o que Ele está preparando para o seu futuro. Olhe para o Pai e veja como ele age sempre como amor. E você também saberá mostrar perdão e misericórdia para com os outros, saberá que pode reagir cheio de paciência e poderá interagir com todos em paz, pois nosso Deus Shalom te mostrará como.

Olhando para o Pai, sempre vamos ter o que aprender! Sempre vamos ter o que imitar! Sempre teremos um caminho de vitória para percorrer, desfrutar e ensinar para todos ao nosso redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!