Onde está sua confiança?

Postado em
0

juliana toledo 2Juliana Toledo

Aluna da Escola de Missões

Sou especialista em fazer planos, confesso sem nenhum orgulho. Minha mãe sabe disso e ama rir de mim quando Deus muda tudo o que planejei e escrevi (ou seja, sempre!). De alguma forma passar um tempo fazendo listas e mais listas de planejamentos me dá um ânimo anormal. A questão é que Deus, pacientemente, tem me ensinado a descansar nEle. Aprendi com o tempo que descanso envolve confiança, e confiança está diretamente ligada a convicção. Se você perde o chão ou se vê em desespero quando tem seus planos alterados ou sua vida transformada, então sua confiança está em qualquer coisa ou pessoa, menos em Deus.

Como seres humanos temos um instinto natural que nos leva a recalcular sempre que um problema ou mudança aparece. Sua receita mensal não cobriu todas as despesas e você já calcula o que fará ou deixará de fazer naquele mês. Deus te mandou ir para algum lugar e você já está projetando tudo o que pode fazer para se manter. E a confiança em Deus? Onde fica? Sabemos que ao seguirmos os planos de Deus não nos meteremos em enrascadas, mas não significa que tudo estará sempre lindo e colorido.

Existem momentos em que estaremos na vontade de Deus e nada ao nosso redor poderá confirmar isso, apenas a convicção por dentro. É nesse momento que ao invés de pensarmos em todos os pecados que podemos ter cometido para nos depararmos nessa situação, ou em quando saímos da vontade de Deus, ou até mesmo em novas rotas que podemos traçar, devemos nos agarrar as convicções que temos por dentro. A convicção de que foi Deus quem nos chamou; a convicção de que temos um Pai que não nos deixará faltar nada; a convicção de que maior é o que habita em nós;a convicção de que a Palavra funciona.

Como uma boa fazedora de listas, pontuei alguns “passos” necessários para verdadeiramente descansar em Deus. A fórmula é bem conhecida:

Alimente o seu espirito –Um espírito bem alimentado te manterá forte nas circunstâncias. Te sustentará a despeito de todos os sentidos físicos ou emocionais. Quando temos um espírito bem alimentado nos mantemos crescendo em fé, e essa fé, cada dia mais fortalecida, dará respostas as direções que o Espírito Santo quer que você tome.

Se encha da Palavra – Quando estamos cheios da Palavra e renovamos nossas mentes com a mesma,  saberemos dar a resposta certa as adversidades e teremos nossa confiança firmada na rocha inabalável.

Permaneça –Permaneça onde Deus te colocou. Permaneça confiando em Deus e fiel a Deus. Ainda que seu espírito esteja bem alimentado, que você esteja cheio da Palavra,as circunstâncias podem não baixar a guarda tão facilmente. É nesse momento que queremos traçar novos planos, achamos que erramos nas direções de Deus e nos persuadimos a fazer coisas que Deus não nos mandou fazer. Sempre uso o ditado que diz: “Na dúvida, não faça nada”. Se você tem dúvida de qual é a direção de Deus, não faça nada! Descanse, confie e deixe que o Senhor resolva a situação por você ou te dê direções claras do que fazer. Apenas permaneça confiando nEle e tudo se resolverá.

Volte para o início – Parece contradizer o ponto sobre permanecer, porém voltar para o início nem sempre significa sair do lugar. Muitas vezes precisamos relembrar o início, o que Deus te disse a princípio. Afinal, porque Ele mudaria agora? Não creio que Deus muda seus planos de acordo com as circunstâncias. Volte para como você era no início. Sabe aquela empolgação, aquele amor pela vontade de Deus, aquela gratidão? O propósito inicial de tudo? Talvez, em algum momento na caminhada com Deus, tudo pode ter se tornado rotineiro, técnico. Talvez você tenha caído no ativismo e nem percebeu. Então volte para o início, relembre o verdadeiro propósito de tudo o que você está envolvido. Relembre seu chamado individual e a forma como Deus te chamou, mas também lembre-se do chamado coletivo, como corpo de Cristo, como membro de uma congregação ou até mesmo como membro de um departamento da igreja em todos estes aspectos temos um chamado de Deus no âmbito coletivo (em grupo).

Se aprendermos a Descansar em Deus em toda e qualquer circunstância acharemos paz para nossa mente (alma)  e não tropeçaremos em nosso próprio entendimento. Deixe que Deus escreva sua lista de tarefas ou lute algumas lutas por você. Acredite, as vezes, você ajudará muito se não fizer nada!

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30

“Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.” Isaías 26:3

 “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7

“Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaias 40:31

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA