Verbo FM

Ouvido é para Ouvir

por Juliane Lucena
(Líder dos jovens Fogo para Esta Geração (FPEG) em Paulista-PE)
 
“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas…”
‭‭(Apocalipse ‭2.7‬ NVI‬)‬

Parece ser engraçado esse título, mas a verdade é que muitos de nós não estamos utilizando bem a nossa audição, principalmente a do nosso homem interior (espírito do Homem).

A primeira coisa que devemos entender é que o nosso Deus fala! Ele é um Deus que conclui seus pensamentos com palavras, transmite a sua vontade verbalmente.

Podemos ver isso muito bem claro nos primeiros capítulos do livro de Gênesis. Vamos concordar com algo, toda vez que Deus fala é muito tremendo, amém?

Várias passagens na Bíblia nos mostram as diversas formas de Deus falar. Com o profeta Elias, ele veio como um sussurro do vento (gentilmente); já no livro de Ezequiel 43.2 a voz de Deus era como o som de muitas águas.

Não se engane, a voz de Deus está ativa para nós hoje! Mas estamos ouvindo?

Deus quer se comunicar conosco.

Penso que existe dois extremos: O primeiro são aquelas pessoas que só falam, falam, falam e não param nem para saber o que Deus tem a dizer sobre o assunto. O outro extremo, são as pessoas com as quais Deus está falando o tempo todo e tudo é o que Deus disse. Temos que ter cuidado!

No livro de Hebreus, está escrito sobre o ouvido interior; essa voz sempre concorda com a Palavra de Deus. Imagina que Deus colocou um GPS dentro de nós, legal né?! Ele sempre nos dá uma direção para nossas vidas! Por isso, é tão importante temos ouvidos para ouvir. Em tudo o que fizermos, o segredo é reconhecer a Deus e Ele direcionará o caminho é as decisões corretas. Devemos estar sensíveis à voz de Deus.

 
“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei.” (Gênesis‬ ‭22.1-2‬ ‭NVI‬‬)
 
Tudo fica conectado quando escutamos a voz de Deus. Nessa história, bem conhecida nossa, Deus manda Abraão pegar o seu único filho amado e ir ao lugar que ainda iria indicar. Deus não deu o lugar exato ou preciso que eles deveriam ir.
 
Muitas vezes, é dessa forma que agimos. Desejamos saber o lugar certo e exato. Mas Deus não deu nenhum detalhe. Não é por aquilo que nós vemos ou sentimos, mas é pela fé. O fato é, estarmos tão conectados à Deus ao ponto de ouvirmos a voz dele. Isso é o que Ele deseja de nós! Não é sobre o destino final, mas sobre a jornada! 
Com certeza Deus irá nos levar ao destino final, mas precisamos estar conectados o suficiente para ouvirmos as direções específicas de Deus. Isso se aplica em todas as áreas da nossa vida! Não é desejo de Deus que venhamos agir por conta própria. Sua vontade é que venhamos a andar com Ele todos os dias ouvindo a Sua voz que nos guia ao nosso destino. Em Gênesis, o Senhor treina Abraão para ouvir a Sua voz.
Ele determina os nossos passos e nos direciona a dar outro passo, muitas vezes, no desconhecido. Nos desesperamos quando estamos diante de situações desconhecidas para nós e tomamos decisões/passos que, muitas vezes, não são guiados pela voz de Deus e poderão trazer dano para nossa vida.
 
Quando pisamos no desconhecido, confiando na voz de Deus dentro de Nós, Deus pode fazer o impossível. Se continuarmos na nossa zona de conforto, nunca iremos experimentar o extraordinário e o impossível de Deus para as nossas vidas. Tenho certeza que é a melhor experiência que alguém pode viver.
 
Quando tomamos coragem e decidimos sair dessa zona de conforto, existe sempre a voz do medo nos mandando voltar! Permaneça firme! Não retroceda!
 
A voz do medo sempre levanta as questões: “Como vem a provisão?” “Não vai da certo!” “Não é assim!”
 

Não escute essa voz! Escute o que está dentro de você.

 

2 Comentários

  • Que texto edificante! Amém! Realmente precisamos ficar cada dia ais íntimos com o Senhor Jesus através da sua Palavra!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!