Preserve o seu corpo

Postado em
0

por Jorge Bizoni

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.23-24)

Quando se fala em vida no espírito, se fala em nós. É possível vivermos uma vida de integridade, uma vida sem pecado. A parte passiva é não nos conformarmos com o mundo, mas devemos nos transformar mediante a Palavra (Rm. 12.1-2).

Nós vamos ter que apresentar “naquele Dia”, nosso corpo, alma e espírito. Os três íntegros e irrepreensíveis. Integridade significa devolver na mesma condição que recebeu. Quem recebeu um corpo quebrado do Senhor? Ninguém. Nós devemos conservá-lo íntegro. As nossas obras não serão computados no nosso corpo glorificado, mas no corpo físico.

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (III Jo 1-2)

Saúde aqui trata do corpo físico. João colocou no mesmo nível da prosperidade. Quantas pregações já ouvimos este ano sobre prosperidade? Várias. Mas, e sobre saúde? Não adianta sermos prósperos e morremos cedo.

Nós podemos sim, ceifar os nossos dias de vida. É possível que morramos antes do tempo. Quando alguém prega saúde é para o nosso próprio bem.

”O homem bom faz bem a si mesmo, mas o cruel ao seu próprio corpo” (Pv 11.:17)

Quero falar sobre três coisas que lhe ajudarão a preservar o seu corpo saudável e a ter uma longa vida sobre a terra, podendo cumprir tudo aquilo que Deus planejou fazer através de você:

1- Atividade Física

O sedentarismo reduz a expectativa de vida em até 13 anos. O número de mortes relacionadas ao sedentarismo é duas vezes maior do que a ligados a obesidade.

Quando estudamos sobre o fruto do espírito, domínio próprio é relacionado ao corpo físico. Jesus não vai vir buscar uma Igreja doente, mas uma Igreja saudável, sadia. Paulo disse. Em tudo nós devemos nos tornar padrão, inclusive nisso.

Paulo disse que o exercício físico tem algum proveito (I Tm. 4.8). Nós precisamos somente de 40 minutos, 4 vezes por semana, para não sermos mais sedentários. 55% das depressões são curadas com exercício físico. Segundo um estudo que já vi, estima-se que um homem que tem uma boa média de exercício físico semanalmente, possui quatro vezes mais desejo sexual do que um sedentário.

2- Alimentação

A obesidade mata mais do que o cigarro. Não nascemos para morrer cedo, mas para glorificarmos a Deus através do nosso corpo.

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Fp 4.5)

Não podemos achar normal a expressão: “Crente não bebe (bebida alcoólica), mas come muito”. Porque a nossa moderação deve ser conhecida pelos homens, não a nossa glutonaria. Ser glutão é pecado, assim como ser beberrão, adúltero, viciado em pornografia, etc. Comer demais não deve ser normal, é pecado, falta de domínio próprio e deve ser visto assim.

O jejum é para essa aliança, mais do que a antiga. O que vai nos fazer jejuar é o domínio próprio. Nós fomos feitos para vivermos na excelência. Jesus nos libertou, mas nós nos mantemos livres, saudáveis. Perto está o Senhor. Jesus vai voltar para buscar uma igreja saudável!

3- Descanso  

E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito” (Gn 2.2)

Você acha que Deus precisava descansar? Creio que não, mas Ele fez isso para nos ensinar que isso é importante. Tire suas férias todos os anos e sempre tenha pelo menos um dia na semana de descanso, para estar com a família.

Cada um tem um ritmo. Devemos fazer exames e ver a nossa situação. Devemos ter prevenção. Pastores, não fiquem achando que a igreja que você pastoreia não vai “andar” sem você. Você era capacitado quando assumiu? Não. Então tenha tempo para descanso também.

Como você estará daqui há uns anos? Nosso filhos não devem estar preocupados se nós estamos bem fisicamente ou não.

Que decidamos colocar esses princípios em prática. A unção vai nos capacitar a vivermos uma vida saudável.

*Trechos transcritos da mensagem do Pr. Jorge Bizoni na Conferência Nacional de Homens Verbo da Vida, em Outubro de 2018

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA