Verbo FM

Processos

Gabriel Silveira
Graduado do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Uma das coisas que mais aprendi através do evangelho, da história da vida de pessoas e de tudo que vivi, é que Deus é tão sábio que ao nos direcionar a um objetivo, Ele nos introduz a um processo. Processo tem a ver com estruturação, é sobre forjar em você o que for preciso para sustentar aquilo que será alcançado.

 Paulo, em II Timóteo 2.5 diz: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas”.

Ele também fala em I Coríntios 9.24:“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”.

Aqui há espaço para diversos tipos de pensamentos, mas eu quero ser mais simples na associação dos dois versículos. Podemos perceber que Paulo usava assim como os exércitos, os atletas para exemplificar princípios de Deus. Mas, como eu havia dito, na associação desses dois versículos, quero lhe guiar no pensamento de um atleta de atletismo, o corredor e as normas de uma corrida. Existe uma norma, creio que comum a todos, que é a “largada”.

Há determinado momento que existe a indicação do início da corrida, sendo assim, a partir dessa indicação todos os corredores tem permissão para disparar, correr e fazerem o que treinaram por muito tempo para chegar nesse momento e, cumprir seu objetivo. Contudo, se o atleta queimar a largada, ele é desqualificado, não há volta. Todo trabalho, todo esforço, todo treinamento, tudo aquilo que ele se submeteu para estar em máxima condição para vencer a corrida, é descartado por ter dado início na hora errada. Todos podem saber de todo esse esforço, de toda dedicação, mas não há como voltar atrás, uma norma estava estabelecida antes disso tudo, existia um princípio a ser cumprido e ele era: entre em ação no tempo certo.

Normalmente, eu observo (pois, já fui alvo desses pensamentos) dois tipos de pensamentos:

– O alcance de uma determinada vida depois de receber uma unção de Deus ou destravar uma nova área de unção através da vida de alguém;

– O alcance de uma determinada vida após o recebimento de uma profecia detalhista e exata.

Primeiro, quero deixar claro que não estou menosprezando esse dois tipos de acontecimentos, já tive experiências em ambos e, sim, eles ocasionaram grande efeito em minha vida. Mas, quero trazer equilíbrio a valorização exagerada a esses exemplos, equilíbrio que queria ter tido quando vivenciei tais experiências.

Em ambas experiências eu vou usar da vida de Cristo para exemplificar que entre tais eventos e essa vida almejada, existe ainda assim, um processo. No tocante a unção podemos ver o quadro do batismo de Jesus por João Batista (o que até entendemos como início do ministério Dele) como o recebimento dessa unção almejada. A evidência da existência de um processo entre esse revestimento de poder e o início do ministério de Cristo, está no fato Dele ter sido conduzido pelo Espírito ao deserto logo após o batismo.

Já se tratando de um quadro de recebimento de profecia detalhista, Jesus cresceu lendo a Palavra, Nela existem diversas profecias a respeito Dele, detalhistas, indicando locais que Ele iria, coisas que Ele faria, mas mesmo assim, somente aos 30 anos, depois de ter crescido em sabedoria e graça, muitas dessas profecias começaram a se cumprir.

O processo é algo que envolve forma e tempo. É como fazer e o tempo de se fazer. Não se pode carregar a Arca da Presença de Deus de qualquer jeito. Não se deveria bater na pedra quando a ordem era falar. Existe uma forma. Não é procurando subterfúgios para se conseguir cria uma descendência. Não é para construir um Templo quando isso deve ser feito pelo sucessor. Existe um tempo.

Respeitar o processo é um ato de sabedoria e de amor. Sabedoria porque se submeter ao processo é entender a necessidade de ser aperfeiçoado não só para alcançar o objetivo final, mas para sustentar o que será alcançado. É ter a humildade de reconhecer as debilidades, procurar melhorar e “deixar ser melhorado” pelo Espírito. Também é um ato de amor, porque todo objetivo apontado por Deus para nossas vidas resultará em vidas. Alcançar vidas, cuidar de vidas, tratar as vidas. Logo, se você ama as pessoas você se submete ao que for necessário para ser munido de tudo que é preciso para agir corretamente, se portar corretamente e pensar corretamente quando chegar no objetivo. É entender que se você não der a devida atenção ao processo, aproveitar e desfrutar ao máximo dele, você irá não só afetar a sua vida, mas a daqueles que estarão com você.

Valorizar o processo é um ato de honra a Deus. É entender, verdadeiramente, que os planos Dele são melhores do que o seu, são maiores do que o seu, são planos de paz e não de mal. É reconhecer que Ele é Senhor da sua vida, é quem governa, é o fator supremo. Nisso, eu poderia acrescentar que isso é uma forma indireta de blindagem da emoções, das ações de terceiros, de todo tipo de ataque, pois nenhuma dessas coisas é senhor, logo, nenhuma delas tem poder em sua vida.

 Atenção ao processo é plenitude. A estruturação que se dá no processo, como já afirmei, é o que vai sustentar o objetivo alcançado, logo, o que quero dizer é que a atenção promove a estruturação por completo, enquanto a desatenção promove uma estruturação incompleta, promovendo assim uma validade a sustentabilidade do objetivo alcançado.

 Eliseu, antes de atuar como um grande profeta que foi designado ele era um lavrador. Perceba que Elias, em um momento específico e único passou por Eliseu e ele estava lavrando a terra (I Reis 19.19). Antes de atuar como um grande profeta, Eliseu serviu e seguiu a Elias por onde quer que ele ia (II Reis 2). Existiu um processo antes da unção dobrada (II Reis 2.9), existiu um processo antes de realizar o dobro de milagres. Tudo que Eliseu viveu para se tornar lavrador, tudo que ele viveu como discípulo de Elias, o forjaram para entrar em ação como o profeta Eliseu.

 Existe muito a ser aprendido sobre o assunto “processos”, a Bíblia é rica em história para nos ensinar essa temática e creio em nossa leitura diária sendo ministrados pelo Espírito ainda mais sobre esse assunto.

 Não se precipite, não procure a conveniência ou o confortável, adote a forma e o tempo que o Espírito lhe direciona. Seja paciente em meio ao desenvolvimento, não queira chegar ao objetivo desestruturado, dando um prazo de validade ao o que tem queimado no seu coração. Creia em Deus, confie na Sua Palavra, seja guiado pelo Seu Espírito.

 Aprenda a desfrutar na caminhada, atente ao desenvolvimento, alcance o que pulsa dentro de você se submetendo ao processo!

9 Comentários

  • Bom dia ! Que benção! Me ajudou a entender o que é um processo e como passar por ele !

    Resposta
  • Linda é a mensagem de Deus através de sua boca, Deus tem falado muito sobre ansiedade, sobre processos e tempos, a ansiedade atrasa o processo e nos torna pessoas sem paz, sem dEstino, Deus quer nos dar algo por completo, mas nós temos pressa, devemoS saber q uma obra demorada é uma obra perfeita onde aprendemos cada detalhe de suas construção, gloria a Deus devemos esperar o tempo certo, e a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, devemos descansar.

    Resposta
  • Uaallll, que mensagem.
    Sou responsável pelo projeto SOU INTEIRO (projeto para solteiros), no MINISTÉRIO APOSTOLICO ACM – SP e essa mensagem me ajudou a desenvolver o próximo tema: O PROCESSO DA ESPERA.

    Obrigada
    Deus abençoe.

    Resposta
    • Fico feliz em ler isso irmã. Espero que gere bons frutos para a glória de Deus.

      Resposta
  • Parabens, eu estava procurando algo que pudesse acrescentar numa msg que Deus me deu sobre o tema o Processo, e esssas suas palavras foi muito significante pra mim e edificante, Deus o abençoe a cada dia mais, um abraço !

    Resposta
  • Excelente reflexão! São nos processos que Deus nos capacita a viver o sobrenatural! Que Deus continue te abençoando!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!