Qual é o caminho certo?

Postado em
0
264

por João Vitor Melo
(Aluno do Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Sinop-MT)

Um marcador de página que ganhei me chamou atenção por ter a frase “Qual é o caminho certo?” acompanhada daquelas placas que indicam diversas direções.

Essa frase me levou a pensar que existem muitos caminhos e muitas vezes nós tomamos rotas diferentes daquela que Deus planejou para nós. Eu gosto de pensar na nossa carreira como sendo uma estrada planejada por Ele, sendo ela asfaltada, iluminada e sinalizada. Essa estrada, requer certos pedágios, ou seja, renúncias feitas por nós em obediência a sua palavra, que é lâmpada para os nossos pés e luz para nosso caminho (Salmos 119.105).

O problema é quando ignoramos a Bíblia e nos apoiamos em nosso próprio entendimento, como ela mesma nos alerta em Provérbio 3.5. Se não reagirmos rapidamente para corrigir esse desvio, corremos o risco de sair da estrada certa.

E nesse processo de confiar mais em nossa própria capacidade, tomamos caminhos que não são os do Pai, pois a palavra fala para depositarmos nossa confiança nEle. É pela fé que vivemos, e pela graça que somos capacitados a correr a carreira proposta por ele, não por nossa força ou conhecimento.

Considero muito perigoso ignorar as direções de Deus e tentar construir uma rodovia do zero tendo o próprio conhecimento como base. Deus não nos manda por caminhos incertos, nós sabemos exatamente quando estamos vivendo o plano que Ele preparou para nós, porque se a direção é dEle, seja através do Espírito ou da palavra, há paz e não dúvida.

Nós sabemos que mesmo parecendo errado aos olhos humanos, nosso Deus é maior e Ele está conosco, nos guiando e conduzindo pelos caminhos certos. Nosso papel é confiar e crer. A dúvida não pode ter espaço em nossa relação com o Pai, devemos confiar por completo de que estamos no melhor caminho, pois é o caminho que Ele quer que nós sigamos e que Ele preparou para nós. É apenas no centro da vontade dEle que somos completos e vivemos tudo o que fomos criados para viver. Só nesse lugar cumprimos com excelência nosso propósito.

O melhor daquele marcador de página é que ele também trazia a resposta. Em seu verso estava escrito: “Só Eu (o Senhor) conheço os planos que tenho para vocês[…]” (Jeremias 29.11)

É Ele quem cuida do nosso caminho e deixou tudo pronto para nós, precisamos apenas prestar atenção e seguir as direções do Espírito Santo e aos princípios da palavra de Deus. Com eles, nós não saímos da pista e podemos descansar no cuidado e na certeza de que o Rei cuida de todo o resto. Resumindo a resposta: o caminho certo é o caminho dEle.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA