Verbo FM

Quando a saudade aperta

ESTEVÃO NASCIMENTO3Estevao Frederico 

Aluno da Escola de Ministros Rhema 

Uma vez um pastor amigo me disse, guiado pelo Espírito Santo, que Deus me levaria a lugares que nunca imaginei. Desde então já se passaram mais de 10 anos e já passei por lugares que jamais imaginei passar. Ao longo dos anos foram inúmeras visitas a orfanatos, hospitais, presídios, outros estados e até outros países. Muitas igrejas visitadas e muitos irmãos e irmãs conhecidos. Realmente nunca imaginei que passaria por tantos vilarejos na estrada do ide.

O que tenho aprendido, principalmente nos últimos três anos, é que correr a carreira necessita de muita determinação. Entendi que o principal desafio de voar para cumprir os planos de Deus é se distanciar da nossa família, dos nossos amigos e daquilo que nos traz segurança. Infelizmente, ou felizmente, somos atingidos por uma palavra que só existe no português e que nos avassala por dentro: a saudade. Às vezes, ela me faz lembrar de quando eu chegava em casa depois de um dia de trabalho, deitava na cama dos meus pais e, simplesmente, compartilhava a rotina do dia ou, ainda, o almoço de domingo que sempre íamos no mesmo restaurante.

A saudade faz nosso coração ficar apertado e forma aquela lágrima no canto do olho. A vontade é largar tudo que tem sido feito, pegar o primeiro avião, ônibus ou carro e partir em direção ao que deixamos. Começamos a nos perguntar se tudo o que temos feito, se partir para outro estado para se aperfeiçoar no chamado ou, até mesmo, se ir para as nações realmente faz sentido: será que faz?

Sim! Faz sentido sim!

“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”. Atos 20:24

Mas qual foi o ministério que o Senhor Jesus nos deu?

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.  (Marcos 16:15)

E como crerão em um evangelho que nunca ouviram?

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”. (Romanos 10:14,15)

Quão formosos são os pés daqueles que se renderam ao IDE e, mesmo com a saudade, perseveraram em pregar o evangelho! Entenda que o que nos faz persistir é a certeza de que precisamos compartilhar aquilo que temos de mais valioso: Jesus. Com certeza passaremos por momentos saudosos, por datas comemorativas que iremos querer estar junto, por preocupações e muitos outros sentimentos. Mas manter a nossa convicção em Cristo nos fará romper por cada circunstância. Deus cuidará de nós, suprirá todas as circunstâncias e acrescentará todas as coisas!

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.  (Mateus 6:33)

Eu fico imaginando a pequena menina da história de Naamã (2 Reis 5) que se tornou prisioneira em terra estrangeira. Aquela menina tinha tudo para se revoltar com as circunstâncias, mas manteve-se firme no seu propósito e entrou para história como o canal que Deus usou para alcançar Naamã. Com certeza ela pensava sobre o que estava vivendo, porém, levar libertação a Naamã foi algo maior!

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. Salmos 126.6

Se você está embarcando no chamado, eu quero te encorajar a romper seus limites. Sei que avançar no chamado é abrir mão; renunciar; sacrificar; estar longe querendo estar perto. Contudo, Deus nos recompensará cuidando de todas as coisas e os frutos serão vistos na eternidade. Avance sempre trazendo a sua mente que vidas estão sendo transformadas, pois nós somos a ferramenta que Deus usará para mudar a eternidade de pessoas. A saudade pode apertar, mas existe uma graça especial para nós cumprirmos o nosso ministério. Simplesmente confie em Deus e creia que tudo ficará bem. Não desista, vai valer a pena!

“E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna”.  (Mateus 19.29)

Se você faz parte do grupo dos que ficam, o encorajo a incentivar quem está embarcando no ministério. Mesmo sendo contrário a suas emoções, nos cubra com orações, com palavras de bênçãos e com muito amor. Saber que vocês acreditam em nós é combustível para ir mais longe, pois ir é tão difícil quanto ficar. A mesma graça que está sobre nossas vidas será derramada sobre a de vocês para que consigam suportar a distância e a preocupação. Como disse antes, os frutos serão vistos na eternidade e vocês serão coparticipantes deles. Deus tem caminhos e pensamentos além dos nossos. Compartilhar Jesus é a essência de nossa vida, sem isso não faria sentido viver!

“Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.  (Isaías 55:9)

Sou grato a Deus pela família que tenho, que seguem acreditando e investindo no meu ministério e de minha esposa. Sem o apoio deles tudo seria difícil e não posso deixar de mencionar que os amo demais e que sinto muito a falta deles, muito. Porém, tenho certeza que nosso Deus está acalentando a eles, assim como a nós aqui. Sei que, mesmo longe, a intensidade de minhas orações está cobrindo-os em graça. Obrigado por confiarem nas nossas decisões e nos cobrirem com orações e muito amor!

Assim, minha oração é que você firme suas emoções na Palavra de Deus e esteja convicto de que está fazendo o certo em seguir o plano de Deus para sua vida. Como diz em Josué 1.8-9: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.Josué 1:8,9

O Senhor é contigo por onde quer que você ande, e com os seus por onde quer que eles fiquem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!