Verbo FM

Quando Jesus é a solução?

por Sérgio Rodrigues

(Professor do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Jesus é a solução. Talvez uma das frases mais ditas no meio cristão, mas também a resposta pronta de alguns em meio às discussões: “Jesus é a solução”. Essa frase pode parecer um clichê, devido ao seu uso, muitas vezes mal explicado e mal interpretado, afinal, quando conversamos com alguém identificamos que a pessoa possui problemas e apresentamos a solução, que é Jesus.

Quando uma pessoa está sem dinheiro, com problema de vícios, com problemas na família, em casa, no trabalho, no casamento, com problema de saúde, de depressão, seja qual for o problema, Jesus será a solução. A grande questão está na pessoa não saber apenas quem Ele é, mas crer no que Ele fez e para crer precisa entender o porque Ele é a solução. Para que haja solução, primeiramente precisa haver um problema e todo problema possui uma raiz, e a raiz de todos é justamente o pecado. Quando o homem caiu, o pecado surgiu e, com ele, uma sequência de problemas, qual podemos resumir em Miséria, Enfermidade e Morte, também chamados de A maldição da lei.

A lei se refere aos cinco primeiros livros da Bíblia (o pentateuco), onde veremos desde a origem do homem ao princípio da execução do plano da redenção, ou podemos chamar de A SOLUÇÃO. Esse plano foi apresentado por Deus logo após a queda: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3.15). O salvador viria, a solução para a maldição que iniciou, seria o descendente da mulher.

Outras varias profecias detalharam a vinda do Cristo por toda Velha Aliança, até que Jesus cumpriu. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar. Porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ” (Gálatas 3.13), O que precisamos entender é que todos os problemas têm sua origem na maldição e Jesus é a solução, pois nos resgatou dessa condição.

O grande problema é que a maioria das pessoas não sabem que a miséria, a enfermidade e a morte são consequências do pecado e aceitam como normais para suas vidas (ver II Coríntios 4.3-4). Uma pessoa que não sabe que está presa não sabe da necessidade do resgate. Logo, é como se não precisasse de solução, pois aquilo é culpa dela mesmo. E como ela entenderá que Cristo é a solução? Quando entender que o pecado é o problema.

“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim” (João 16.8-9 8)

Logo a solução do pecado é crer em Jesus e crer é obedecer.

“Tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, Logo Jesus é a solução sim, para todos os problemas, seja qual for, mas o segredo está em Crer em sua obra e obedecer seus mandamentos” (Hebreus 5.9)

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14.21 21)

Mas eu sou Cristão e ainda tenho problemas, a verdade é que no mundo teremos aflições, mas Jesus venceu o mundo e nos fez mais que vencedores, basta crer e receber, mas isso já é assunto para outra ocasião…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!