Verbo FM

Roupa Velha, Roupa Nova

Talita Américo
Graduada do Rhema Brasil em Pinheiros, SP

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentará as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas”. (Marcos 2.21-22)

Estava eu pensando: “Por que aquela blusinha velha é a mais gostosa? Por que aquele pijama fininho e antigo é sempre o mais confortável?”. Talvez seja porque ela já tenha a forma do corpo, ou ainda  porque nos acostumamos com o toque do tecido na pele.

O fato é que a gente dá todas as roupas possíveis e imagináveis do guarda roupa, mas aquelas velhinhas de estimação NUNCA saem do lugar que conquistaram, não é?

Ás vezes, na vida, é assim também. Pode ser que a gente tenha um sentimentozinho de estimação guardado, e que não nos desfazemos. Uma mágoazinha com aquela pessoa que te “enganou”, que fez você perder anos; uma frustração por ter dito muitos NÃO, quando deveria ter dito SIM e, assim não ter perdido boas oportunidades; um pormenor na sua personalidade ou no seu corpo que é sempre o culpado por aquele lance não ter dado certo; um divórcio – porque ninguém casa pensando em separar -, um noivado terminado quase no altar…

Acontece que quando alguma coisa mínima dá errado, por exemplo, a gente faz questão de vestir o sentimento velho e ficar se lamentando, porque no fundo ele é como a blusinha velha que tanto gostamos, faz-nos (ou a gente tem a ilusão de que faça) um pouco bem. A gente fica se desculpando, se lamentando, sentindo dó de nós mesmos. Mas, aonde isso pode nos levar? O que tem de bom em remoer o passado, ou em trazer a tona coisas que nem existem mais?

Paulo nos ensina que devemos ocupar a mente com o que é bom, útil e agradável. Jesus nos ensina que vinho novo não pode ocupar um odre velho, porque quando o inchaço natural acontecer vai romper o odre e se perder todo o vinho.

Vinho é alegria. Sabe o que isso significa? Que você precisa decidir se livrar dos sentimentos velhos, liberar perdão, deixar o que não deu certo para lá, para receber no seu odre novo toda a alegria de momentos, pessoas e situações que Deus tem para te dar, e assim ser ainda mais completo e satisfeito.

Se prepare, esteja pronto. Esse é o tempo da sua colheita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!