Verbo FM

Seja constante, não se canse agora!

fredericoEstevão Frederico

Aluno da Escola de Ministros Rhema

Durante as Olimpíadas, pudemos assistir como alguns atletas alcançaram a vitória, principalmente nas corridas em especial as maratonas. Os atletas favoritos normalmente possuem um início em um ritmo menor para, no decorrer da prova, alcançarem a liderança. Por outro lado, outros atletas dão tudo de si no início, se cansam ao longo da corrida e acabam perdendo o ritmo ou até mesmo desistindo da prova.

É fato que o corpo humano possui limites físicos e emocionais. Muitas vezes, assumimos tantas responsabilidades e queremos responder a tantas coisas que nosso tempo livre se acaba e atingimos, rapidamente, o esgotamento físico e emocional e, após esse esgotamento, surge o resultado: desmotivação, frustação e, em casos extremos, a desistência da corrida.

“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”  (Gênesis 2:2-3)

Quando lemos esse versículo podemos perceber que Deus assumiu uma quantidade de trabalho de seis dias e parou no sétimo para o descanso. Deus manteve um ritmo constante e no final descansou! Assim, podemos aprender que, diante das nossas atividades, precisamos fazer igual a Deus, manter um ritmo constante e tirar um tempo para descansar. É necessário delimitar nossas atividades pois a tendência é que a demanda sempre aumente.

“E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita”. Lucas 10.2

Podemos observar, lendo esta passagem, que é grande o trabalho para o Reino avançar e que sempre exigirá de nós dedicação. Entretanto, não poderemos ser responsáveis por todas os cultos, eventos, ministrações, visitas, aconselhamentos, etc. Quando assumimos tudo ao mesmo tempo, com certeza não daremos nossa totalidade em alguma área e acabaremos gerando resultados ineficazes por nosso esgotamento físico e emocional. Simplesmente não conseguiremos gerar os resultados esperados pois a nossa mente perderá a criatividade, ou as informações passarão desapercebidas, ou esqueceremos compromissos, ou estaremos sempre com sonolência, sem paciência, etc.

Um grande exemplo de quem se sobrecarregou foi Moisés. A Bíblia registra, em Êxodo 18, que Moisés tinha como responsabilidade julgar as questões do povo e que havia permanecido de pé da manhã até a noite. Jetro, sogro de Moisés, percebeu um esgotamento em Moisés e alertou-o dizendo que “aquilo não era bom”.Desta forma, Jetro orientou Moisés a dividir as responsabilidades com outras pessoas tementes a Deus e de boa reputação. Moisés estava indo além dos seus limites!

Assim, o desejo do meu coração é que você esteja atento as sobrecargas, sendo sensato e equilibrado quanto aos seus limites. Necessidades sempre existirão, porém, se formos atender a todas elas podemos nos cansar de tal forma que o nosso corpo e nossa mente não resistam e comecem a pedir socorro. Isso pode acabar gerando uma desmotivação tão profunda que poderemos desejar não nos envolver mais com nada.Devemos ter a consciência que recusar uma atribuição em um dado momento não significará que somos negligentes com a obra de Deus, mas significará que somos tão cuidadosos que queremos manter nossa velocidade na corrida da nossa vocação. Mais importante do que começar uma corrida é como terminaremos ela!

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (2 Timóteo 4:7)

Seja constante, não se canse agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!