Sobre honra

Postado em
1
772

por Gabriela Alencar
(Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês” (Romanos 12.10)

 Quando falamos sobre honra é comum vermos pessoas que se acham “espirituais demais” para dar honrar aos outros, normalmente, argumentam que devemos honrar somente ao Senhor. No entanto, esse pensamento é em si mesmo orgulhoso e carnal.

Tenho aprendido que honra é, mais que uma atitude, é verdadeiramente um estilo de vida. Embora, eu ainda não tenha chegado no nível que Deus tem para mim, eu me alegro por estar crescendo nessa área e desfrutando das bênçãos de viver assim. O meu desejo com esse texto é externar o que está no meu coração sobre a honra que recebemos do Pai em poder honrar nossas autoridades, líderes e irmãos.

Em primeiro lugar, quero que você entenda que a verdadeira honra tem início no coração, e não em palavras bonitas, ou boas ações. Na verdade, essas boas atitudes só podem ser consideradas como formas de honra, se elas forem fruto de uma semente de amor e gratidão que nasceu primeiro dentro de você. Ao contrário disso, será apenas bajulação, aparência ou “negociação”.

Honra significa fixar valor, estimar e reverenciar. De acordo com o texto que lemos em romanos 12, é exatamente isso que devemos fazer com nossos irmãos.

Fixar valor fala sobre um valor que não muda, o que quer dizer, que quando honramos alguém não é baseado nos cargos ou atitudes dela, mas no que fixamos ao seu respeito, devendo ser exatamente o valor fixado por Cristo. Se Ele nos ordenou amar ao próximo como Ele mesmo nos amou, é por que devemos dar o mesmo valor e honra que Ele também nos deu.

Não podemos nos limitar acreditando que os cargos ou posições definem o nível de honra que daremos a alguém. Não é a condição financeira ou cargo eclesiástico que torna um indivíduo mais digno que o outro. Em I Coríntios 12.23, Paulo nos ensina que devemos honrar os membros menos honrosos no corpo, haja vista que Deus deu muito mais honra aos que tinham falta dela. O que nos mostra que jamais devemos nos motivar por tais coisas.

Além disso, também não devemos deixar de honrar alguém por nos acharmos inferiores, ou pensarmos que o outro não precisa daquilo que temos pra dar. Se o Senhor te falar para dar um livreto a um dono de uma super livraria, faça exatamente como Ele disse, porque não é o que você está dando, é a sua motivação e disposição em honrar. Uma característica de um coração humilde e sensível ao Senhor é que ele sempre está disposto a honrar e a se doar.

Ao olharmos pra Jesus encontramos nEle uma pessoa totalmente disposta a cuidar, amar, interceder, valorizar, ofertar e a se entregar. E essas características Dele são nada mais que formas de honrar. O que eu quero dizer com isso é que jamais podemos nos aproximar de Cristo, receber a sua vida e amor em nós e não honrarmos como Ele honrou.

Por muito tempo, eu deixei de honrar ao Senhor nos dízimos e ofertas por depender dos meus pais e não receber salário. Eu achava que estava isenta dessa “obrigação”, mas quando essa Palavra se tornou Rhema em minha vida eu nunca mais deixei de honrar ao Pai, e isso mudou completamente a forma que passei a honrar aqueles que estavam a minha volta também.

Honrar as nossas autoridades e lideranças é outro princípio precioso e poderoso que nos fará andar em avanço.

Saí de casa aos 11 anos para estudar fora, nesses nove anos, morando longe da minha mãe, eu nunca desconsiderei a autoridade dela, ou me achei no direito de não a honrar. Pelo contrário, aprendi que a maior honra que posso dar é fazer o que ela gostaria que fosse feito mesmo na sua ausência. Do mesmo modo, é com a nossa liderança espiritual. É maravilhoso honrar os nossos líderes, na presença deles, realizando bem as atividades que nos foram entregues. No entanto, é ainda melhor quando eles podem se ausentar e ver que nós os honramos tanto, que fazemos ainda melhor quando eles não estão.

Quando meu líder de jovens passou a liderança para outro casal, ele me chamou e disse que eu deveria honrar os novos líderes muito mais do que eu o honrei. Na hora, eu fiquei me questionando como ia ser aquilo, pois eu não conhecia bem a nova liderança, já que eles estavam vindo de outra cidade, mas foi aí que o Senhor me ensinou que honra não estava ligada ao tempo de amizade, ou serviço.

Após isso, Deus foi mais profundo comigo e ouvi muito claramente: “ Minha filha, eu quero que você cuide da sua nova liderança e de todas as pessoas que vierem com eles, quero que você facilite a vida deles, acolha, honre, proteja-os”. Naquela hora, eu entendi que existia uma nível maior e que Deus queria que eu fosse pra ele, então eu aceitei a direção, mas me perguntei como ia conseguir cumprir aquilo rsrs.. Todavia, eu aprendi  que quando o Senhor nos dá uma instrução é porque Ele sabe que teremos as ferramentas necessárias para cumprir o que nos foi dito. E assim foi, comecei a procurar saber tudo que eles gostavam, a criar oportunidades para honrá-los e passei a os servir mais intensamente. Algumas pessoas, logo, começaram a se incomodar, achando que era “demais”, mas minha atitude sempre foi querer trazer essas pessoas pra mais perto deles, para que pudessem desfrutar da benção da honra assim como eu estava desfrutando, e mostrar que o que eu estava fazendo era em amor e em gratidão pela vida e obediência deles.

Por fim, eu poderia passar dias aqui tentando listar tudo que mudou e aconteceu em minha vida, quando decidi viver honrando meus líderes e irmãos. Como disse antes, ainda tenho muito o que aprender e melhorar, mas é inevitável ver que as recompensas já estão chegando.

Contei um pouco do que estou vivendo para animá-lo se posicionar e decidir por esse estilo de vida. E lembre-se sempre, que apesar das recompensas serem enormes, nunca deixe que elas se tornem as suas motivações.

O amor ao Senhor e a sua essência de humildade é o que sempre deve permanecer e nos impulsionar a honrar.

1 COMENTÁRIO

  1. Texto marvilhoso estou com um alívio no coração depois de suas palavras, pra mim que sou nova na fé aprendo muito com todos os textos que leio no app e esse impactou meu coração

DEIXE UMA RESPOSTA