Verbo FM

Submissão às Lideranças

por Mansuêto Vieira

*Trecho de ministração na Igreja Verbo da Vida em Fortaleza-CE

“Nada acontece, nada muda, nada se desenvolve, nada melhora, nada é corrigido sem liderança. Todos, em todos os lugares, estão sendo liderados. Sempre estamos sendo liderados, diretamente ou indiretamente, quer estejamos conscientes disso ou não. A liderança é incessantemente exercida sobre nós em várias áreas…” -Myles Munroe.

Em Mateus no capítulo 15 e versículo 14 está escrito: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco”. Observa-se que um cego não pode guiar outro cego. Sobretudo, não devemos nos sujeitar às lideranças cegas. Não é que você não deve se sujeitar e considerar as lideranças, pelo contrário, a ênfase aqui é não se sujeitar às lideranças cegas.

Os membros da igreja devem seguir como modelo o Pastor. É lícito reconhecer as lideranças e se sujeitar. Está escrito que devemos lembrar, ter como referência os nossos guias e imitar a fé deles:

“Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé”. (Hebreus 13.7)

Obediência não quer dizer submissão, esta é uma escolha e nós escolhemos nos submeter ou não às lideranças. Submissão é uma consideração a Deus, é ter a atitude de obedecer e submeter-se a Ele. Podemos nos submeter cegamente a Deus, pois não há autoridade maior que a do Pai. Obediência é diferente de submissão, pois uma pessoa pode fazer tudo que um pastor ou um líder orientou, mas, em seu coração, não ter consideração pela pessoa em liderança. 

Sujeitem-se aos líderes, pois eles lideram como quem vela pela sua vida, como quem prestará contas a Deus. Se houver resistência, se não houver submissão, o que eles estão fazendo não lhe será aproveitado, você estará assim impedindo o seu aperfeiçoamento e o seu crescimento.

Quando a Palavra mostrar suas fragilidades reconheça-as, coloque-as submissas à Palavra de Deus, não seja negligente para com as áreas que precisam ser cuidadas.

“A condição humana – pessoas têm desenvolvido atitudes destrutivas que dominam sua vida, por não ter uma liderança eficiente e competente sobre elas”. Essas atitudes são: medo, raiva, egoísmo, descompromisso, desconfiança, avareza, abuso, violência, guerras, competição, desvalorização da vida. (Trecho do livro de Myles Munroe)

Posso acrescentar duas atitudes à essas: Falta de auto-reconhecimento e aceitação.

Um homem e uma mulher são muito necessários na educação das crianças. Elas precisam dessas referências, do contrário, terão muitos problemas a enfrentar. E como será essa nova geração sem essas referências? É certo que enfrentarão muitas dificuldades no futuro.

“Precisamos compreender que o estado em que se encontra o mundo hoje, é produto da liderança que tivemos ao longo da história. A falta de liderança apropriada, eficiente, eficaz, genuína e sensível espiritualmente em todos os níveis”…  (Myles Munroe).

Nossos líderes são frutos de nós mesmos. Tudo só se reproduz segundo a sua própria espécie. Você não pode produzir algo melhor do que você mesmo, então, busque se aperfeiçoar.

Precisamos aprender com os líderes, eles são as referências que Deus nos deu. Podemos concluir urgentemente que precisamos reconhecer nossa necessidade de aprender de Deus.

Em Romanos 13 está escrito que todo homem deve se sujeitar às autoridades superiores, aquele que faz o bem, terá o louvor da autoridade. Reconheça aqueles que Deus tem levantado sobre sua vida e cresça para influenciar a comunidade que está perecendo.

Há quatro pontos que podemos praticar para desfrutar da liderança de Deus:

1º Dar primazia para a Palavra de Deus – Deus ama as primícias, as primeiras coisas; 
2º Meditar na Palavra – ruminar, pensar, sussurrar, considerar, falar e lembrar;
3º Praticar a Palavra – Não praticar é enganar-se. Pratiquem para que possam desfrutar;
4º Obedecer à voz do Espírito Santo – Sujeitem-se ao que Ele fala, obedeçam as direções.

Busque primeiro ser liderado por Deus e pela sua Palavra. Reconheça as lideranças que estão acima de você, mas não substitua Deus pelos homens. A solução para os nossos problemas não está no homem, mas em Deus!

Texto transcrito por: Fernanda Pinheiro
Revisão: Gabrielle Girão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!