Verbo FM

Suicida do tempo

Rafaela GuedesRafaella Guedes

Aluna do Rhema

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

A palavra suicídio, cujo significado tem origem no latim, provém da junção de “Sui” (si mesmo) e “Caederes” (ação de matar) e, segundo o dicionário, tal conceito remete a uma pessoa que cometeu um crime contra a sua própria vida; então, eis a questão: você é um suicida?

Talvez, prontamente tenha respondido “Não” ou até mesmo “Jamais”, contudo, uma das maiores armas desse século, diferente do que muitos pensam, não é o “revólver”, mas o “relógio”.

É difícil aceitar a ideia de esperar em um mundo tão veloz, em que a tecnologia acelerou o nosso modo de vida. Afinal de contas, não é à toa que o micro-ondas, por exemplo, foi criado com a finalidade de em um curto espaço de tempo obter êxito na preparação de alimentos que levariam horas no forno convencional.

Todavia, no reino de Deus, as coisas não funcionam dessa maneira; embora o Senhor possa acelerar determinadas coisas em nossa história, isso não anula os acontecimentos que irão demandar tempo para serem cumpridos. E é exatamente nesse ponto que, inúmeras vezes, o relógio se torna uma arma.

Pense comigo: Quantos sonhos são “suicidados” pela impaciência?Quantas famílias estão sendo “mortas” pela pressa do dia a dia? Quantos talentos receberam verdadeiros “atestados de óbito” por causa da precipitação? Quantos profissionais “faleceram” por não terem perseverado? Quantos jovens brilhantes fracassaram por ficarem reféns dos ponteiros do relógio?

2 Pedro 3:8 ensina algo sobremodo valioso, pois diz: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” Nunca esqueça que Deus não é limitado ao tempo cronológico, contado no calendário, mas tem um tempo perfeito, nem se atrasa e nem se antecipa, realiza cada coisa na estação própria.

Não seja um suicida de áreas da sua vida por achar que não há mais tempo ou por afirmar que não suporta mais esperar, há recompensas para a perseverança“Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:3-4

Outra coisa, por favor, pare de querer comparar os ciclos da sua história com a de outros e deixe de olhar para o que se passou, antes, comece a trazer a memória as vezes que você queria dominar os acontecimentos da sua maneira, mas o melhor foi ter confiado no agir de Deus.

Esse termo “suicídio” é tão forte, mas eu precisei entendê-lo para não “matar” etapas do meu desígnio por ficar refém do tempo. Inclusive, até hoje, continuamente lembro aquilo que me traz esperança, para não desfalecer no meio do caminho.

É válido pontuar que essa palavra não se aplica a você insistir em algo que o próprio Deus já te confirmou que não era o plano dEle para sua vida. Até porque é tolice trocar um sonho de Deus (infinitamente melhor) por um seu.

Diante disso, declaro que em nome de Jesus, ao ler esse texto, os propósitos que estavam morrendo venham à tona e você será confrontado a não “suicidar” nenhuma vírgula da sua história.

2 Comentários

  • Olá Rafaella!

    Muito abençoadora a sua palavra, inspirada com certeza pelo Santo Espírito de Deus.
    Que o Senhor a abençoe grandemente e você continue obediente aos seus desígnios, pois com certeza alcançará os seus propósitos.

    Abraços, na Paz de Cristo.

    Jane Mary-Fortaleza/CE.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!